Prefeitura Municipal de Jaciara Câncer: Secretaria de Saúde e HCAN ofertam exames preventivos para quatro especialidades em Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Saúde

Jaciara, 22 de janeiro de 2020

O Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT), em parceria com a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 7 de fevereiro, a Campanha de Prevenção com a oferta de exames preventivos gratuitos de câncer de colo de útero (CCO),  próstata, mama e pele, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) anexo ao Hospital Municipal de Jaciara (HMJ).

A secretária de Saúde, Suely Cristina de Castro, explica que a campanha, que tem como objetivo possibilitar o diagnóstico precoce e encaminhar os casos suspeitos para tratamento, priorizará aquelas pessoas que apresentam sinais ou sintomas suspeitos para câncer. Para isso, os interessados devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (USB) onde passará primeiramente pela consulta de triagem.

“A parceria com o HCan-MT é fundamental para somar com as ações preventivas que desenvolvemos e ofertamos através dos nossos profissionais. Serão ofertadas 250 vagas para quatro especialidades, sendo elas 50 para exame de próstata, 50 mamografias, 50 exames de pele com dermatologista e 100 exames de colo de útero, que também é conhecido como Papanicolau”, informou Suely.

Para a triagem, a secretaria solicita que o paciente deve comparecer para a triagem em uma das oito UBS´s munidos dos seguintes documentos e suas respectivas cópias (RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Vale ressaltar que o número de vagas é limitado.

DOENÇA QUE MAIS CRESCE

O câncer avança no mundo. Em 2018, mais de 18 milhões de novos casos foram registrados, com um total de 9,6 milhões de mortes. Os dados foram publicados pela Agência para a Pesquisa do Câncer, uma entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento alerta que as incidências vão atingir 29,4 milhões de novos casos em 2040, uma expansão de 63% nos próximos 20 anos. A mortalidade deve subir de 9,6 milhões de pessoas hoje para 16,3 milhões nesse mesmo período.

Publicado em 22/01/2020