Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Ademir Articula E Estado Libera Cirurgias E Transporte De UTI Pelo Coress MT

SUS EM FOCO: Ademir articula e Estado libera cirurgias e transporte de UTI pelo Coress-MT

Publicado em: 20 de Julho de 2015
Texto: José Carlos Marques/Segov Jaciara
Foto: José Carlos Marques

O Governo do Estado vai liberar a realização de cirurgias eletivas e transporte de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva móveis, através do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress) aos municípios conveniados. De acordo com o presidente e atual prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima, os serviços poderão ser efetivados a partir de setembro.

Na semana passada Ademir e o secretário de Saúde do Municipal de Jaciara, Edinaldo Fernando de Souza, se reuniram com o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, em Cuiabá. A pauta principal foi em demandas do Coress, que já vem sendo cobradas desde o início da atual gestão.

Ademir alertou sobre o foco em oferecer qualidade nos serviços prestados. “Essa é uma pequena conquista, porém existe muito a ser feito, para que sejam oferecidos serviços de saúde de qualidade. Essa é a prioridade!”, avaliou.

Para a secretária executiva do Coress, Eulice Idalina de Almeida, ambos os procedimentos sãos os que maior tem representatividade e a execução desses trabalhos vai aliar significativamente. Ela citou o exemplo do transporte de pacientes em UTIs, que chega a custar até R$ 8 mil reais.

Outro ponto destacável é em relação ao retorno de Rondonópolis ao convênio, desde junho deste ano, após cinco anos sem pactuação. ”O município entendeu a importância dos trabalhos desenvolvidos em convenio com o Coress”, explicou.

Aporte ao Hospital Municipal

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Edinaldo Fernando de Souza, outra pauta bastante discutida com o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio foi em questão do aporte financeiro ao Hospital Municipal de Jaciara. “O Estado também vai ajudar no custeio, que é o repasse ao HMJ. Todos sabemos que a unidade desempenha o papel de regional” ressaltou.

Ele informou que a prefeitura desenvolveu um projeto referente aos custos totais do hospital. “Precisamos de mais agilidade nas ressonâncias, tomografias, exames de alta complexidade e medicamentos de alto custo”, explicou.