Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Promove Atividades Na Semana Do Meio Ambiente

MUSEU HISTÓRICO: Jaciara promove atividades na Semana do Meio Ambiente

Publicado em: 06 de Junho de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Amanda Cardoso

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, iniciou nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), várias atividades de preservação da natureza voltadas para estudantes e população em geral, na área externa do Museu Histórico Paulo da Costa Ferreira, localizado na Estrada Parque.

O primeiro evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (05.06), e contou com a presença de alunos e professores de quatro turmas do curso de Técnico do Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) do Campus Jaciara, agentes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso, que atuam em Rondonópolis, servidores, biólogos e técnicos ambientais da secretaria, além de convidados, que participaram de uma roda de conversa e  trataram sobre a “conscientização ambiental”.

Na abertura, ao dar boas-vindas aos participantes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Stallone Moura, falou da importância da ação que reforça a educação ambiental na cidade.

“Mais uma vez, estamos realizando esta ação neste espaço público. Este ano, teremos uma discussão bem diferente com convidados especiais da área ambiental, os quais vão contribuir, dividir conhecimento, tirar dúvidas, além de alertar sobre as principais questões pertinentes que afetam o meio ambiente, são necessários para conscientizar os munícipes e ajudar a preservar o nosso município e todo o planeta”, disse o gestor municipal.

Um dos convidados e palestrante do evento, foi o professor Jorge Antunes da Mata,  da Escola Estadual Pref. Artur Ramos, responsável pelo projeto Tempo de Semear, que destacou sobre "compromisso e responsabilidade  com o meio ambiente”.

“Quando vocês escrevem uma redação e falam sobre a  vida de vocês, não está apenas no papel. E, quando se fala na prática do desenvolvimento  sustentável,   digo que guardem duas palavras: compromisso e responsabilidade. Pois tudo isso que estamos em volta não é nosso… Somos passageiros neste mundo!  Será que vamos deixar o mundo que vivemos pior ou melhor?”, questionou o educador ambiental.

Outro momento importante foi quando a primeira-sargento da Polícia de Proteção Ambiental de MT em Rondonópolis, Tânia Nogueira, falou sobre o trabalho que é desenvolvido  pela instituição estadual aos estudantes do IFMT.

“Além do trabalho de fiscalizar o desmatamento da flora, a caça e a pesca, na região  Sul  de Mato Grosso,  orientamos a população, abordando a educação ambiental, em  estabelecimentos  públicos e privados  quando somos solicitados.  Então, a questão da preservação do  meio ambiente não é só nas florestas, mas em  todos os ambientes, como a casa, a escola, os terrenos, as ruas, as praças e outros”, disse a sargento da PM Ambiental.

Os estudantes do IFMT, Julia Santos, Raul Rocha, Tailane Ribeiro e Ana Carolina Carvalho, ambos de 16 anos, aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre os assuntos ambientais.  “Tentei tirar o máximo algumas dúvidas das aulas do curso, como as queimadas e como o lixo é recolhido e reciclado na cidade”, comentou um dos alunos.

Contudo, a iniciativa também proporcionou uma discussão sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Lixo e Recicláveis, roda de conversa sobre recurso hídrico, plantio de mudas de árvores, tendo a parceria da cooperativa CooperViva e Projeto Tempo de Semear, da Escola Artur Ramos.

Veja mais fotos aqui.