Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Triturador Dara Destinacao Correta Para Podas De Arvores Em Jaciara

MEIO AMBIENTE : Triturador dará destinação correta para podas de árvores em Jaciara

Publicado em: 19 de Abril de 2022
Texto: Ascom/ Everaldo Galdino
Foto: Guilherme Rocha

Na manhã desta terça-feira (19.04), a Prefeitura de Jaciara, deu início ao serviço de trituração de galhos de árvores no município. A primeira ação ocorreu ao lado da Quadra de Areia Municipal, situada entre a BR-364 e a Avenida Antônio Ferreira Sobrinho. Os trabalhos foram acompanhados pela prefeita Andréia Wagner (PSB), além de autoridades da administração.

O equipamento, modelo Lippel PDU-260, foi adquirido recentemente no valor de R$ 196 mil, com recurso próprio do Executivo Municipal. A Prefeitura de Jaciara anunciará, em breve, um local fixo para atender a demanda da população jaciarense, quanto ao recolhimento dos galhos. Neste primeiro momento, o triturador trabalha em vários pontos da cidade.

“Adquirimos esse equipamento para diminuir a quantidade de galhos recolhidos da poda. Temos o Ecoponto, que fica na  BR-364, próximo a estrada da Ponte Pedra, 800 metros à esquerda. As pessoas costumam levar os materiais para lá. Com o triturador,  poderemos poupar o serviço e ainda fazer o adubo para aproveitar a matéria-prima”, explicou a prefeita Andréia Wagner.

Além do recolhimento de matéria-prima, o triturador ainda produz adubo orgânico que será destinado aos pequenos produtores rurais do município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, sem custo aos produtores.

“Hoje, diversas árvores foram podadas e geraram um volume muito grande de materiais. Se levarmos esses materiais orgânicos ao caminhão, daríamos mais de duas viagens para carregá-los e transportá-los ao Ecoponto. Já com o triturador, isso reduz significativamente, além de manter limpo os locais públicos”, disse o superintendente de Meio Ambiente, Stallone Moura.

Segundo a superintendência de Meio Ambiente, em breve, a população será informada como vai funcionar o processo de podas no município e como o material será recolhido pelo caminhão para um local adequado.

“Estaremos informando melhor de que forma funcionará o caminhão nas ruas. O cidadão poderá contribuir para onde levar galhos de árvores para serem  recolhidos  e levados ao processo de trituração. Estamos ainda terminando de organizar um espaço adequado, que terá intuito de atender a sociedade, para ajudar os pequenos agricultores”, completou o superintendente.

Serviço - Mais informações sobre o serviço da Superintendência do Meio Ambiente pode ser obtidos no telefone (66) 3461-4556.