Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Jaciara Notifica 118 Proprietarios De Terrenos Que Desrespeitam Medidas Preventivas No Combate A Dengue

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL: Prefeitura de Jaciara notifica 118 proprietários de terrenos que desrespeitam medidas preventivas no combate à dengue

O município registra 158 casos da doença, que preocupa as autoridades locais.

Publicado em: 09 de Fevereiro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Guilherme r Rocha/ Ascom

Em um dos pontos mais críticos, no bairro São Sebastião, em Jaciara, o superintendente de Meio Ambiente e coordenador da Vigilância Ambiental e Sanitária, Stallone Moura, comunicou que cento e dezoito terrenos (lotes) foram denunciados e notificados  por não obedecer  medidas de prevenção  contra o mosquito aedes aegipty (dengue), somente nesta semana.

A fiscalização e bloqueio químico  no combate à dengue tem sido intensificado no município, pela equipe de trabalho da Vigilância Ambiental e Sanitária, da Prefeitura de Jaciara, que vem orientando a população sobre a limpeza de terrenos, quintais, espaços públicos  na cidade, acúmulo de água parada, afim de riscos à saúde.

“Fizemos as notificações. Já pedimos aos proprietários desses estabelecimentos para que façam as adequações necessárias para as  medidas preventivas no combate à dengue. O bairro São Sebastião, por exemplo,  é uma das comunidades que possui maior concentração de foco e mosquito”,  salientou o secretário do Meio Ambiente, que informou que no São Sebastião teve “vários registros, entre eles, sete quarteirões  foram constatados larvas, tendo o foco de mosquito da dengue”.

Segundo o secretário, a situação é considerada grave, conforme Vigilância Sanitária, que faz alerta à população para que reforce os cuidados com o quintal e o acúmulo de água  nas residências.

“Os cuidados dependem de cada um. É necessário que cada cidadão ou cidadã desta cidade cuide do seu terreno, em  fazer adequadação e se prevenirem, pois tudo  isso, com o objetivo de garantir melhor a  qualidade de vida. Não adianta estarmos só com a equipe de trabalho, se  falta a consciência da população sobre  um grave problema que põe em  risco à saúde de todos.  Então, queremos a colaboração da nossa sociedade", completou Moura.

Para o coordenador municipal de Vigilância Ambiental em exercício, Elain Rezende, que tem acompanhado a equipe de fiscalização e dedetização química nas comunidades do município, falou da resistência de moradores durante a abordagem nas residências.

“Gostaríamos de pedir  aos moradores  para que recebam os agentes sanitários municipais  e estaduais, que visitam os imóveis.  Porque eles estão ali para orientar”, contou o servidor público, ao enfatizar que o processo de borrifação  tende a “destruir o mosquito da dengue  para que não vá a outros locais.  "Os moradores têm que se atentar quanto a situação que vivemos em Jaciara.  A orientação não é somente ao bairro São Sebastião, mas para toda cidade", finalizou.

RECLAMAÇÃO OU DENÚNCIA: Vigilância Sanitária de Jaciara  pode ser obtidas no telefone (66) 3461-4602.