Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Meio Ambiente Conclui 1 Etapa De Reflorestamento No Entorno Do Rio Sao Loureco

PENSANDO NO FUTURO: Meio Ambiente conclui 1ª etapa de reflorestamento no entorno do Rio São Loureço

Cerca de 40 famílias, foram beneficiadas com mudas de plantas nativas do cerrado e frutíferas

Publicado em: 06 de Maio de 2021
Texto: ASCOM/2021
Foto: ASCOM/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Câmara de Vereadores, concluiu a primeira etapa do projeto de reflorestamento das margens e entorno do Rio São Lourenço, onde residem cerca de 40 famílias. A ação contou ainda, com o apoio da comunidade local.

De acordo com o superintendente da pasta, Stallone Moura, foram disponibilizadas 300 mudas de várias espécies, entre elas plantas nativas do serrado e frutíferas.  O superintendente ainda ressaltou que o reflorestamento segue a recomendação da prefeita Andréia Wagner, em incluir as comunidades nas causas ambientais.

"A secretaria de Meio Ambiente não tem medido esforços para atender as demandas de Jaciara.Temos percorrido vários pontos da cidade, afim de identificar o problema e resolvê-los. É um trabalho amplo e que, em alguns casos, a população tem participação direta", ressaltou Stallone.

Segundo o gestor, o intuito do reflorestamento  é reduzir a erosão e degradação da terra, onde as raízes ajudam a estabilizar o solo em zonas áridas. "E assim evitar, por exemplo, que o vento leve embora camadas importantes de nutrientes, além de reduzir o aquecimento global", explicou Stallone.

Seo Delçumiro de Jesus Souza, 54 anos, é morador da região e explica que a ajuda da Prefeitura, por meio do Meio Ambiente, foi de fundamental importância, já que normalmente, quando se entra na terra, o assentado precisa da mínima estrutura para começar o trabalho no campo.

"É muito importante esse trabalho. A nossa prefeita está olhando para os pequenos. Agradeço muito pela atenção que a secretaria de Meio Ambiente está oferecendo à comunidade. E aqui nós ganhamos além das mudas de plantas do cerrado, as frutíferas também. Se fossemos pagar por isso ficaria pesado. Eu, por exemplo, nem teria essa condição no momento", disse o seo Delçumiro.