Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vale Do Chico Movimenta O Turismo Em Jaciara

SÍTIO VIDA NOVA: Vale do Chico movimenta o turismo em Jaciara

O local dá acesso à paisagem rural exuberante, piscinas naturais e cachoeiras formadas pelas águas do Rio Fortaleza, que formam incríveis cenários, com trilha de quase 2 Km.



Publicado em: 02 de Maio de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

Um lugar do município de Jaciara que tem atraído turistas e visitantes dos quatro cantos do Brasil e do exterior, sendo um dos biomas do cerrado: é o assentamento São Francisco (a 19 km do Centro de Jaciara), onde localiza o Complexo Rio Fortaleza, área conhecida como “Vale do Chico”.  E, lá situa o Sitio Vida Nova, empreendimento rural e particular da Família Oliveira, que oferece atividades de lazer como trilha e banho de cachoeira. 

Tanto que, o empreendimento rural, foi escolhido no mês de março deste ano para ser o primeiro a contrair linha de crédito de investimento junto ao Governo de Mato Grosso, por meio da Desenvolve MT (Ver aqui).  A sociedade de economia mista estadual que funciona como um instrumento de execução da política de investimento tem por objetivo social contribuir para a aceleração do desenvolvimento sustentável do território mato-grossense.   

Para falar das novidades do negócio criado há 3 anos, a proprietária do Sitio Vida Nova, Maria Leni de Oliveira, conhecida por  “Dona Leni”, disse que está otimista pelo serviço que oferece na Capital dos Esportes Radicais”.  “Estamos reformando a estrutura do nosso sítio, há um mês. A previsão para reinauguração é para o mês de julho. Teremos uma infraestrutura melhor, um espaço mais amplo. Assim, vamos manter a essência do lugar.  Aqui (Vale do Chico), priorizamos a comidinha mineira, caseira, casa de vó...Tudo isso, para receber bem os nossos clientes”,  contou.

Na área do sítio, o turista que for contratar o passeio, recebe orientação pelos funcionários capacitados e que conta com paisagem rural exuberante, piscinas naturais e cachoeiras formadas pelas águas do Rio Fortaleza, que formam incríveis cenários, do lugar que é acessado por uma trilha com cerca de 2 Km.  

Questionada, sobre o que motivou empreender no turismo da cidade, Leni destacou:

“A perspectiva de ter uma renda extra, aproveitando as belezas naturais e agregando a culinária caseira, sem contar que sempre gostamos muito de mexer com pessoas, e tudo isso só deu certo porque toda a minha família abraçou a ideia”, afirmou a Dona Leni, que trabalha com sete pessoas da família, entre filhos, nora e genro, como condutores locais.

Sobre a contribuição para o desenvolvimento do município. “Estamos atraindo pessoas e fomentando o desenvolvimento da cidade, pois a maioria dos que vem até o Vale, acabam passando por Jaciara, consumindo no comércio local, que gera oportunidades”, acrescentou.  

O estabelecimento turístico ainda realiza conscientização ambiental.

 

“Orientamos a clientela antes de iniciar a trilha, sobre conscientização ambiental e deveres de cada um aqui, sem contar que temos algumas “regras” que contribuem, sendo elas: não é permitido caixa de som, não é permitido assar carne, preparar algum alimento na beira da água, entre outros.

O Sitio Vida Nova é muito procurado pelos turistas. Já recebeu clientes de outros estados e países.  “Já recebemos pessoas da Bélgica, inclusive, acompanhavam as redes sociais e trouxe chocolates de presente. Também, gente da França, Alemanha e até uma agência de turismo de Portugal. Sem contar o grande número de pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro e da região do Nordeste”, finalizou.

FIT 2023- O estabelecimento turístico em expansão, estará presente na Feira Internacional do Turismo  - Pantanal 2023, que será realizada entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Evento de Cuiabá.  

Como chegar no Sitio Vida Nova

Localização:à 19km do Centro de  Jaciara, Estrada Rural, SN, Assentamento São Francisco - Sítio Vida Nova.

Pontos de referência:1km da  Igreja Assembléia de Deus.

Horário de funcionamento:das 08:00 às 17:00  (sábado, domingo e feriado)

Tipo de visita:Trilha e banho de cachoeira.

Contato - O atendimento somente com agendamento e via Whatsapp (66) 9.9979-6301. O passeio é acompanhado por um condutor local. No Day use é incluso café da manhã, almoço e o passeio nas cachoeiras, e pra quem quer se conectar ainda mais com a natureza, o Vale do Chico também oferece área de camping com todo suporte necessário.

Veja mais fotos aqui


Últimas Notícias