Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Instrutor De Canoagem Aposta Em Capacitacao Para Fortalecer O Turismo De Jaciara

EMPREENDEDORISMO: Instrutor de canoagem aposta em capacitação para fortalecer o turismo de Jaciara

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal Turismo, estará na FIT 2023, entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Eventos de Cuiabá, onde realizará a exposição sobre os principais at

Publicado em: 02 de Maio de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

O município de Jaciara possui um potencial riquíssimo de belos pontos turísticos, entre eles, o Rio Tenente Amaral, onde existem várias cachoeiras, sendo principais atrativos que motivam profissionais e aventureiros de várias partes do Brasil à prática de canoagem e o rafting.

Tanto que esses esportes aquáticos, praticados por canoa ou caiaque,  são atividades turísticas e lazer em expansão no município,  pois, sempre esteve na lista de atividades da programação da Temporada de Esportes Radicais na cidade. Contudo, têm motivado profissionais a empreender, capacitar, incentivar aos esportes, promover oportunidades e crescimento ao setor.

Há 13 anos como guia turístico e instrutor da American Canoe Association (ACA), Hilton Figueiredo, contou um pouco sobre sua trajetória e a paixão pelas atividades do turismo.

“Já era uma paixão desde criança, sempre gostei de rio, canoagem, interação, meus pais gostavam muito de acampar e pescar, então,  a semente  veio daí.  Após alguns anos, eu começei a trabalhar com rafting quando eu tinha 18 anos.  Por meio do rafting,  aprendi  remar e praticar a  modalidade de caiaque em águas brancas.  Adaptei muito rápido e gostava muito.  Na época,  não era tão acessível o esporte e os equipamentos. Havia uma rapaz de Cuiabá que  sempre vinha para  Jaciara,  para  acompanhar o rafting de caiaque.  Ele tinha dois esquipamentos e disponibilizava um pra mim, para que eu pudesse descer junto. Assim, iniciou a minha história nessas atividades do turismo”.

Hilton é cadastrado no sistema do turismo local,  vai participar da Feira Internacional de Turismo do Pantanal 2023, falou sobre uma das belezas naturais de Jaciara que considera como “quintal” de sua casa, destacando as  experiências no setor.

“O Rio Tenente Amaral é um rio de classe três (3), bem seguro e muito divertido, fora sua beleza que é incomparável, sem falar que é o quintal da minha casa.  Por isso decidi investir na atividade local, pois,  também  sou guia de raftting.  Porém, as atividades de rafting só são mais frequentes em alta temporada, verão, férias, feriados...” disse o instrutor, que está estudando e fazendo um curso para capacitar guias de rafting, a fim de  formar mãos de obra no município.

Segundo Hilton, quando não está no período de verão, às vezes, procura outra região do Brasil para atuar, em razão da baixa  procura pelo trabalho que realiza, mas sempre defendeu  que a  vontade maior  que é permanecer  trabalhando no município. “Acabamos tendo uma carência nessa situação, e sempre vou embora nessas épocas, buscando novas regiões onde está rentavelmente melhor pra mim trabalhar, tenho experiência como Trip leader de rafting e Safety kayak foto, pelas Regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste do Brasil, e com o curso de canoagem acontecendo em Jaciara é uma forma de  não precisar sair daqui de perto da minha família sem ter que ir para longe,  poder trabalhar na minha cidade Natal, que é Jaciara”.

“A canoagem é um pouco diferente, porque ela é um esporte e as pessoas praticam com mais freqüência, não como o rafting, que é mais voltado ao  turismo”, finalizou.

Expedição- Em novembro de 2022, o instrutor acompanhou uma expediçãode profissionais do remo de nível nacional e internacional, vinculada ao projeto “De Remo e Alma”, que foi atendida pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria Adjunta Estadual  de Turismo,  do Governo de Mato Grosso, que deu todo  suporte à equipe para navegar nas águas do Amaral.  Na época, o objetivo da atividade era fazer o registro audiovisual sobre as belezas naturais da cidade,  a fim de divulgar  para o mundo. (ver aqui)

Canoagem turismo– É praticada por pessoas que querem fazer passeios em rios e corredeiras.

Rafting -  É praticado com botes infláveis. Para a atividade,  recomenda-se  acompanhamento de guia ou instrutor de canoagem.  Cada bote tem de seis a oito atletas que remam em harmonia para vencer o desafio das corredeiras.

Alta temporada - A alta temporada de atividades no Rio Tenente Amaral  ocorre nos meses dezembro, janeiro e fevereiro. Tem um intervalo em março, começa um movimento no mês de abril, período que tem mais feriados, como a da Páscoa. Dá uma parada, melhora o movimento no mês de julho, período de férias. Também, há um agito no mês de setembro, devido o feriado do dia 7.

FIT– A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria de Turismo, estará na FIT  2023, entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Eventos de Cuiabá, onde  realizará a exposição sobre os principais atrativos turísticos, culturais e serviços, para conhecimento do público.