Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Confirma Participacao Na Fit Pantanal 2023 Prefeitura Prepara Stand Para Mostrar Potencialidades Turisticas Ao Mundo

DESCUBRA MATO GROSSO!: Jaciara confirma participação na Fit Pantanal 2023; Prefeitura prepara stand para mostrar potencialidades turísticas ao mundo

Durante a feira, também, o espaço do Governo Municipal apresentará principais atrativos da cultura local.

Publicado em: 14 de Abril de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Amanda Cardoso Ascom e Mayke Toscano/Secom MT

O município de Jaciara confirmou mais uma vez a participação na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), organizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), além do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), entre os dias 4 e 7 de  maio,  no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Segundo os organizadores, que assinaram o convênio no valor de R$1,2 milhão para o evento internacional, que traz o slogan “Descubra Mato Grosso! Tudo isso é seu”,  lançado na tarde de  quinta-feira (13.04) no Palácio Paiaguás, terá formato de feira e haverá uma programação diversificada, com o objetivo de promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado em nível nacional e internacional.
Ainda,  estão previstas ao evento,  mais de 50 oportunidades de treinamentos, oficinas, reuniões e capacitações para os profissionais do turismo na edição deste ano.  Além de rodadas de negócio para promover a comercialização de produtos turísticos.

Para a edição 2023, a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Turismo prepara um stand, a fim de receber o público e mostrar os principais atrativos turísticos e serviços do município.

“Disponibilizaremos um espaço/stand, para receber o público durante a FIT Pantanal 2023. O intuito é mostrar nossos serviços e potencialidades turísticas de Jaciara para o mundo. Desde já, aproveitamos para convidar toda população mato-grossense para conhecer o nosso stand no evento internacional. Vamos apresentar  muita coisa boa sobre  a nossa cidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Stallone Moura, representando a prefeita Andréia Wagner (PSB), durante a cerimônia de lançamento, acompanhado de outras lideranças e autoridades mato-grossenses.

Na ocasião, o governador Mauro Mendes, o presidente da Fecomércio-MT,  José Wenceslau de Souza Júnior, o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, além do deputado estadual Max Russi (PSB) e demais autoridades presentes, estimaram que a  proposta deste grande evento vá fortalecer as pontecialidades turísticas de Mato Grosso, além de fomentar o desenvolvimento dos municípios, como Jaciara, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Barra do Garças, Barão de Melgaço, dentre outros,  que têm recebidos investimentos do governo estadual.

“Vamos acelerar aquilo que já começamos a fazer. Já estão em curso diversos projetos de infraestrutura como a troca das pontes de madeira por pontes de concreto na Transpantaneira, revitalização das orlas de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, mirante em Jaciara, píer no Rio Mutum com estacionamento para que as pessoas possam conhecer as Baías de Chacororé de Siá Mariana”, destacou o governador, que ressaltou que os serviços de obras do Poder Executivo Estadual para melhorias  de  trajeto aos municípios mato-grossenses, estão sendo feitos e vão  facilitar o acesso aos turistas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, reforçou que o turismo é um segmento econômico que tem a atenção do governador Mauro Mendes desde 2019. Desde então, várias políticas foram construídas junto ao trade de turismo.

“Será uma grande feira que temos expectativa de receber de 60 mil a 100 mil pessoas. No ano passado foi realizada de forma híbrida e agora retorna de forma grandiosa, para mostrarmos o potencial de vários municípios de Mato Grosso. O turismo é uma indústria limpa, que gera empregos, não polui, melhorar e preserva o meio ambiente”, pontuou a autoridade estadual.

“Eu tive a oportunidade como prefeito todos os anos visitava a feira,  passava por cada stand. O stand de Jaciara, por exemplo,  era um momento que mexia muito comigo e a população preparava a cidade, mostrando  seus artesanatos, cultura e serviços. Fazia presente neste grande momento... Com certeza, este ano vai ser ainda melhor”, discursou o deputado Max Russi, ao citar o município jaciarense e aproveitou o momento para  agradecer os organizadores da FIT e o governo estadual por mais um investimento no setor turístico de Mato Grosso.

Durante a feira, também, o espaço do Governo Municipal apresentará principais atrativos da  cultura local.

A FIT conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, e parceria do Sebrae. Também tem apoio de 12 entidades ligadas ao setor de turismo em Mato Grosso.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: www.fit2023.com.br.