Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Anuncia Ampliacao De Cadastro Para Condutores E Guias De Turismo

CADASTUR: Jaciara anuncia ampliação de cadastro para condutores e guias de turismo

Estabelecimentos comerciais, a exemplo de hotéis e pousadas, que estão diretamente ligados ao setor turístico também serão cadastrados.

Publicado em: 30 de Janeiro de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, anunciou nesta semana, a ampliação do cadastro de condutores e guias de turismo no município, que fortalecerá o mapa turístico mato-grossense. Além disso, o Turismo de Jaciara irá cadastrar os estabelecimentos comerciais que atendem as demandas do setor. Basta preencher a ficha de cadastro aqui.

“Em reunião com a prefeita Andréia, o secretário-adjunto estadual de Turismo, Jeferson Moreno, definimos a ampliação dos projetos turísticos que precisam ser feitos no município. E, para isso, vamos organizar e atender alguns critérios que vão fortalecer o mapa turístico do estado de Mato Grosso”, disse o secretário municipal de Turismo, Stallone Moura, em entrevista à imprensa local.

Sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MT), a diretora de Turismo de Jaciara, Paula Sonsin falou que a administração municipal vai intensificar regulamentação de cerca de 50 profissionais, entre condutores e guias de turismo que atuam no setor, além de orientá-los para realizarem o cadastro nacional.

“É necessário que o profissional do segmento turístico, pessoa física e jurídica, faça o cadastro online no site do Cadastur, página do Ministério do Turismo. Mas, primeiramente, esse profissional terá que acessar o  portal GOV.BR (https://www.gov.br/pt-br) e realizar o seu login. Caso ainda não possua o acesso, terá que abrir uma conta.  A página apresentará o campo "Cadastrar Prestador" onde deverá ser selecionada a atividade para cadastro e preenchimento do CNPJ da empresa”, explicou a diretora, ao destacar também que, o município possui potencial turístico e prioriza o credenciamento junto à Prefeitura de Jaciara.

A plataforma federal ainda possibilita incentivo à participação em programas e projetos federais, além de programas de qualificação promovidos pelo Ministério do Turismo, conforme a legislação. E, todo o serviço é gratuito.

Cadastur – É o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).  O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei 11.771/2008, que autoriza a emissão do Certificado Cadastur.

Atendimento – O atendimento para os profissionais do turismo quanto o credenciamento funciona das 7h às 11h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na sede da secretaria de Turismo, localizada na Estrada Parque Cachoeira da Fumaça, atrás da Defensoria Pública de Jaciara. Contato: (66) 3461- 4556.