Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Comitiva De Gaucha Do Norte Visita Casa Do Mel Em Jaciara

REFERÊNCIA EM APICULTURA: Comitiva de Gaúcha do Norte visita Casa do Mel em Jaciara

Objetivo foi aprender com as experiências e práticas da Casa do Mel para aplicar conhecimentos adquiridos em benefício da apicultura no município.



Publicado em: 24 de Fevereiro de 2025
Texto: Michele Soares ! Ascom
Foto: Lucas Hiromoto

Uma comitiva de Gaúcha do Norte composta pelo secretário municipal de agricultura e desenvolvimento e três produtores locais visitou a Casa do Mel em Jaciara, nesta segunda-feira (24/02). A comitiva foi acompanhada pelo secretário municipal de agricultura de Jaciara, Rodrigo Francisco (Tunicão), e pelo presidente da Associação de Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale), Mauro Bogado.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações e serviços oferecidos pela Casa do Mel, que é um importante centro de apoio à apicultura na região. A Casa do Mel, inaugurada em novembro de 2023, é a única unidade no estado de Mato Grosso que oferece serviços de beneficiamento de cera e processamento de mel.

Segundo o secretário de agricultura Rodrigo Tunicão, "Jaciara, com o investimento da prefeita Andréia e da Secretaria Municipal de Agricultura, virou referência no estado. Hoje nós produzimos, temos a melhor Casa do Mel do estado de Mato Grosso". Ele destacou que o importante é gerar renda para os homens e famílias do campo.

A comitiva de Gaúcha do Norte busca aprender com as experiências e práticas da Casa do Mel para aplicar conhecimentos adquiridos em benefício da apicultura em seu município, conforme explicou o secretário de desenvolvimento de Gaúcha do Norte, Elton Pereira.

“Hoje nós trouxemos um pouco de cera bruta para ser processada aqui no maquinário na Apivale e viemos, de fato, para conhecer, pedir ajuda, tomar as idéias que foram desenvolvidas aqui e que se tornaram referência no estado, para podermos desenvolver em nosso município também”.

O presidente da Apivale, Mauro Bogado, destacou que a associação oferece uma estrutura completa para os apicultores associados, incluindo o serviço de beneficiamento de cera.
“Produtores de várias localidades, inclusive de outros municípios, trazem a cera para nós beneficiarmos. Uma porcentagem fica aqui para a associação, e nós entregamos o produto já beneficiado”, explicou Bogado.

Esse trabalho fortalece a apicultura, não só em Jaciara e no Vale do São Lourenço, como também em outros municípios, já que a unidade de Jaciara é a única no estado de Mato Grosso que está em operação, e que conta com essa máquina de beneficiamento de cera.

Através de políticas públicas e parcerias entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a Apivale consegue oferecer toda uma estrutura já montada para que os apicultores associados possam expandir a sua atividade.

Somente em 2024 foram colhidos cerca de 6 mil quilos de mel. Parte dessa produção já está na Casa do Mel, enquanto outra parcela fica na propriedade dos apicultores.

E, segundo o presidente da Apivale, a expectativa é de que essa produção dobre em 2025, através dos incentivos que a associação vem recebendo do poder público através do governo municipal e do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Lembrando que o período de safra ocorre entre os meses de julho e setembro.


Últimas Notícias