Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Agricultura Recebe Equipamentos Novos Para A Casa Do Mel

NOVO INVESTIMENTO: Agricultura recebe equipamentos novos para a Casa do Mel

Publicado em: 27 de Janeiro de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha e Amanda Cardoso/Ascom

A Secretaria de Agricultura de Jaciara recebeu na manhã desta quinta-feira (26.01), novos equipamentos que vão ser instalados na Casa de Mel, obra que está em fase final de construção no bairro Aeroporto II.

“A Prefeitura de Jaciara tem investido muito na agricultura familiar, em seus diversos setores. E, com os nossos apicultores não seria diferente. Investimos na construção da Casa  do Mel e, agora, na aquisição dos equipamentos deste espaço que dará condições aos nossos produtores locais. Nós sonhamos juntos, colocamos em prática e se Deus quiser o Mel e afins serão nossos produtos em potencial e, paralelo a isso, potencializamos também a geração de emprego e renda local”, enfatizou a prefeita  Andréia Wagner.

“O segmento de apicultura no nosso município está avançando. Com o objetivo de fomentar emprego e renda, hoje recebemos novos equipamentos para serem instalados na Casa de Mel, que está em construção. Com isso, vamos atender a população da agricultura familiar da região do Vale do São Lourenço”, disse o secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Francisco (Tunicão).

Foram adquiridos os seguintes equipamentos: dois (2) baldes, capacidade 20 litros; dez (10) bandejas para melgueira); duas (2) peneiras, seis (6) decantadores com torneiras 100 KG (modelo Inox 304; uma (1) centrífuga radial elétrica; e uma (1) mesa desoperculadora com litro, capacidade 60 quadros, ambas de aço inox.  Total de investimento no valor de R$  340.000,00.

“É um dia importante para nós. Com a chegada de uma parte desses equipamentos para a Casa do Mel, haverá todo um processo com os apicultores do Vale do São Lourenço, representando a Apivale.  Inclusive, a obra está bem adiantada.  E, assim, vamos mostrar o passo a passo do beneficio, que fortalecerá a  produção de mel em Jaciara e toda região do Vale”,  comentou um dos membro da Associação de Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale), o produtor Mauro Bogado, que agradeceu o investimento da Prefeitura de Jaciara no local.

Recurso Federal – A Casa do Mel é proveniente de uma emenda federal, de autoria do deputado Zé Medeiros (PL), articulada pelo vereador Jozias Melo de Almeida e secretário Tunicão, no total de R$ 1,2 milhão, sendo parte deste aporte, no valor de R$ 473.976,05 destinado à construção do espaço aos apicultores. Vale destacar, que outra parte do recurso foi utilizada para aquisição de um furgão para o transporte da merenda escolar e caminhão adaptado para troca de lâmpadas.

Veja mais fotos aqui.