Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Comeca A Perfuracao De Poco Artesiano Em Celma 350 Familias Serao Beneficiadas Com O Fornecimento De Agua

AGRICULTURA: Começa a perfuração de poço artesiano em Celma; 350 famílias serão beneficiadas com o fornecimento de água

Ação realizada na comunidade contou com a articulação do presidente da Assembleia Legislativa, dep. Max Russi e Secretaria de Agricultura de Jaciara.

Publicado em: 11 de Novembro de 2021
Texto: ASCOM/Joelma Pontes
Foto: Ascom

A Prefeita Andréia Wagner (PSB), esteve no Distrito de Celma nesta quinta-feira (11), para acompanhar a perfuração de poço artesiano, que está sendo executado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A obra é resultado de uma articulação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).

O poço artesiano irá atender as cerca de 350 famílias que residem naquela localidade. A ação no distrito, atende uma demanda antiga da população e que agora começa a sair do papel. Segundo a gestora, a implantação do poço faz parte do seu plano de governo e está em sua lista de prioridades neste início de mandato.

"Celma sofre há anos com a falta de água e, sanar este problema foi um compromisso nosso e é nossa obrigação, também, enquanto gestor público. Resolver a questão da água é um desafio que abraçamos e da mesma forma que já estamos resolvendo na zona urbana, queremos a mesma qualidade na distribuição de água, não só em Celma, mas em todas as comunidades rurais do nosso município".

“Celma é o maior berço da agricultura familiar de Jaciara e, durante muitos anos aguardava por investimentos nesta área e, com esse abastecimento de água normalizado e em abundância irá melhor a qualidade da produção local, o que reflete diretamente na geração de emprego e renda do nosso município”, comentou o secretário de Agricultura, Rodrigo Francisco (Tunicão).

Para o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Celma, Emerson de Moura, o momento é para comemorar, já que a comunidade sofre há pelo menos duas décadas com o fornecimento de água. Ele também destacou a atuação da nova administração que, em poucos meses já conseguiu tornar realidade o sonho de centenas de famílias que dependem exclusivamente da agricultura familiar.

"A Andreia esteve aqui, dias antes de ser eleita, procurando saber os anseios da comunidade. Ela não nos fez promessas, mas se comprometeu em tentar resolver esse problema crônico de falta de água em Celma e, hoje, podemos ver isso acontecendo. Nossa comunidade agradeçe o empenho de todos, inclusive da Agricultura do nosso município que também abraçou essa causa com muito empenho e seriedade", destacou o representantes dos produtores de Celma.

PREVISÃO- De acordo com o geólogo responsável pelas obras em Celma, Isaías Marmoré, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda este mês, em um prazo de 15 a 20 dias e que o poço artesiano, tenha cerca de 500 metros de profundidade, evitando desta forma que nenhuma família fique a mercê da escassez.

"A Equipe deu início aos serviços em Celma, nesta quarta-feira e deve seguir até o final do mês. Aqui são várias etapas a serem concluídas, a começar pelo serviço de sondagem (SuestMT) e, finalizando os serviços fica a cargo da Prefeitura dar continuidade aos trabalhos para que a água chegue para todos", elucidou Isaías.

PRÓXIMOS PASSOS- Após a finalização da perfuração do poço artesiano, a Prefeitura irá realizar a implantação da rede de abastecimento, de forma que atenda toda a comunidade, além de investir em energia solar afim de auxiliar no fornecimento de água com qualidade em volume suficiente para atender as cerca de 350 famílias da área rural que, hoje, é exemplo em agricultura familiar e destaque em produtividade.