Prefeitura Municipal de Jaciara Tribunal de Contas oferece curso gratuito na área de Cidadania e Controle Social - Prefeitura Municipal de Jaciara

Gestão e Controle

Jaciara, 27 de fevereiro de 2019

O Governo Municipal de Jaciara convida os conselheiros municipais, estudantes e membros da sociedade para participar do Curso de Extensão: Cidadania e Controle Social 6ª Edição promovido pelo Tribunal de  Contas de Mato Grosso.

As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.tce.mt.gov.br/eventos/detalhe/id_evento/872 , até dia 22 de março. As aulas terão início no dia 2 de maio.

Realizado na modalidade de ensino a distância (EaD), via internet (online), a capacitação gratuita tem objetivo de aprimorar o controle da qualidade dos serviços prestados à sociedade. A carga horária será de 100 horas-aulas, com certificados da UFMT.

PROGRAMA DO CURSO:

Módulo 1: Estado, democracia e cidadania

UNIDADE 1 – O Estado e seus Elementos Constitutivos

UNIDADE 2 – Democracia: Perspectivas Liberal e Social

UNIDADE 3 – Modalidades de Participação e Institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas

Módulo 2: Os controles da administração pública

UNIDADE 1 – O Controle na Gestão Pública

UNIDADE 2 – O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Módulo 3: Gestão Pública em Mato Grosso

UNIDADE 1 – Conceitos Básicos de Políticas Públicas

UNIDADE 2 – Gestão Orçamentária e Financeira

Módulo 4: Instrumentos de controle na administração pública

UNIDADE 1 – Novos Instrumentos Legais de Controle da Gestão Pública e a Articulação entre o Controle Interno e o Controle Social

Módulo 5: Conselhos de Políticas Públicas

UNIDADE 1 – Conselhos Municipais de Políticas Públicas

UNIDADE 2 – Fundamentos Teórico-Metodológicos da Funcionalidade dos Conselhos de Políticas Públicas

UNIDADE 3 – Aspectos da Ação.

Publicado em 27/02/2019

Fonte: ASCOM/PMJ