Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Em Apenas Um Ano De Gestao Jaciara Sobe 36 Posicoes Em Ranking Do Tribunal De Contas De MT

CONTROLE INTERNO: Em apenas um ano de gestão Jaciara sobe 36 posições em ranking do Tribunal de Contas de MT

Publicado em: 15 de Agosto de 2018
Texto: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ

O Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios (IGFM) é uma ferramenta do Tribunal de Contas de Mato Grosso que permite mensurar a qualidade da gestão pública, de acordo com dados recebidos por sistema de auditoria.

Os resultados são divulgados anualmente. Itens como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), Imposto Sobre Serviços  de Qualquer Natureza (ISSQN) e dívida ativa.

Em 2016, houve um investimento público de R$ 2.755.781,93 em áreas como por exemplo a saúde, educação, cultura, assistência social, ruas pavimentadas e iluminação pública de qualidade. Essas são áreas capazes de aumentar a produtividade do trabalhador e promover a qualidade de vida da população.

Já em 2017, com a atual gestão, foram investidos mais de 5 milhões nas áreas citadas, ou seja, uma diferença de mais de 82% em relação a gestão anterior. Estes dados comprovam o empenho e dedicação da administração municipal em tornar Jaciara uma cidade cada vez melhor.

Outro indicador analisado, em 2016, pelo Tribunal de Contas foi a receita tributária própria, definida pela Secretaria do Tesouro Nacional como "as arrecadações pelas entidades públicas em razão de sua atuação econômica no mercado". Segundo dados do IGFM, em 2017, houve uma melhora exponencial no montante arrecadado pelo município.

Em linhas gerais, os 141 municípios do Estado de Mato Grosso participam dessa auditoria. Os dados do TCE demonstram que há dois anos atrás Jaciara ocupava a 115ª posição na análise do IGFM, já em 2017 foi para 79ª colocação, subindo 36 posições em apenas um ano de gestão.

São dados importantes para a cidade, pois mesmo em meio a crise financeira que assola o país, aos recursos escassos, certidões positivadas, a administração municipal tem trabalhado incansavelmente para que, a cada dia, Jaciara seja um lugar lembrado pelo compromisso com o cidadão, pela transparência em suas ações e, acima de tudo, lugar de viver bem.

Confira as informações no site do TCE-MT, http://cidadao.tce.mt.gov.br/igfmtce .

Clique na Imagem para Ampliar!