Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeita Andreia Wagner Assina Ordem De Servico Para Construcao Da Casa Do Mel Em Jaciara

INCENTIVO: Prefeita Andréia Wagner assina Ordem de Serviço para construção da Casa do Mel em Jaciara

O valor estimado da obra é de R$ 473.976,05.

Publicado em: 21 de Março de 2022
Texto: Joelma Pontes/Ascom
Foto: Vitor Fichio/Ascom

Com o objetivo de ampliar a comercialização do mel e seus derivados em Jaciara, a Prefeita Andréia Wagner (PSB), assinou uma Ordem de Serviço (O.S), autorizando a construção da Casa do Mel na cidade, que será construída ao lado da Escola Municipal Magda Ivana, no bairro Aeroporto II. O valor estimado da obra é de R$ 473.976,05, proveniente de uma emenda federal de autoria do deputado José Medeiros. Ato ocorreu na quarta-feira (16.03).

Andréia explica que, o intuito é garantir o envazamento e a revenda do mel, com certificado de procedência, cumprindo todas as normas de segurança sanitária, com selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).  “A iniciativa assegura ao cliente e ao produtor um produto de qualidade. E não é só o mel, nosso objetivo é oferecer essa mesma estrutura aos nossos apicultores para manipulação dos derivados do mel, à exemplo do própolis e a geléia real”, enfatizou a gestora.

Já o secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Francisco (Tunicão), salientou sobre a importância de valorizar a cadeia produtiva, focada em rentabilidade e geração de empregos no município.

“A Casa do Mel vai ajudar o produtor a agregar valor ao mel e seus derivados, produzidos. Quero destacar a iniciativa da prefeita Andréia Wagner, que pensando em incentivar ainda mais os nossos apicultores, começa a tirar do papel um sonho de todos nós. Nosso mel é bom e tem condições de ser uma grande referência em Mato Grosso”, observou Tunicão.

O investimento na apicultura conta com o apoio do Sindicato Rural de Jaciara e também do Senar-MT. Por meio dessa parceria com o Executivo Municipal é possível realizar cursos técnicos que auxiliam os apicultores em Jaciara. O trabalho em campo é minucioso e, segundo o presidente do sindicato, Alberto Luiz Chiapinotto, têm dado resultados.

“Começamos com uma turma pequena e hoje já existe uma associação montada, na reta final de suas documentações e 46 apicultores cadastrados. Isso mostra o quanto o trabalho obtém retorno. Esse trabalho em conjunto com o Sindicato, Senar e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, tem proporcionado o incentivo necessário para que essa produção alavanque no município”, destacou Chiapinotto.

RECURSO FEDERAL – A Casa do Mel é proveniente de uma emenda federal, de autoria do deputado Zé Medeiros (PL), articulada pelo vereador Jozias Melo de Almeida e secretário tunicão, no total de R$ 1,2 milhão, sendo parte deste aporte, no valor de R$ 473.976,05 destinado à construção do espaço aos apicultores.

“Nossos agradecimentos à prefeita Andréia, deputado Zé Medeiros e demais envolvidos na construção de um sonho. É uma iniciativa muito importante e que vai impulsionar a venda do mel e, com isso, aumentar a renda e empregos na nossa cidade. O mel aqui em Jaciara é uma grande aposta e que já temos provas concretas de realmente funciona”, observou o parlamentar.

Vale destacar, que outra parte do recurso foi utilizada para aquisição de um furgão para o transporte da merenda escolar e caminhão adaptado para troca de lâmpadas.