Você está em: Início / Imprensa / Notícias / SAUDE MENTAL Educacao Oferece Atendimento Psicologico E Psicopedagogico Para Criancas E Adolescentes Da Rede Publica

EDUCAÇÃO: SAÚDE MENTAL: Educação oferece atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças e adolescentes da rede pública



Publicado em: 15 de Julho de 2021
Texto: Ascom
Foto: Joelma Pontes

Crianças e adolescentes até 15 anos de idade, com dificuldades cognitivas, comportamentais, dificuldades de aprendizagem, problemas na fala e com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Autismo (TEA), Transtorno de Ansiedade e depressão são atendidas pela Prefeitura de Jaciara, por meio de profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia e nutrição.

Os atendimentos sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do município, também conta com a parceria do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece, ainda, consultas com psiquiatra, neuropediatra e fonoaudiólogo.

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Cristina, a triagem ocorre de duas formas. A primeira é a identificação feita pelos próprios professores, a segunda é realizada por meio dos PSFs, quando as anomalias são identificadas por especialistas das unidades de saúde.

"Os encaminhamentos chegam dos PSFs e unidades escolares. Esse atendimento tem tido excelentes resultados entre os estudantes e também nas famílias. “A sala de aula é apenas um reflexo. O problema não começa na escola, começa em casa. Nós nos unimos para enfrentar esses problemas. Nós paramos para resolvê-los”, afirmou a gestora.

A coordenadora municipal de Educação Especial, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, Ianaria Tabosa Lopes Professor explica que, devido a pandemia a procura pelo atendimento aumentou consideravelmente. Segundo a especialista, as causas mais freqüentes estão relacionadas ao Transtorno de Ansiedade e depressão.

"É muito preocupante esses casos e, tem ocorrido com freqüência. Para se ter uma idéia, só este ano já são 75 casos acompanhados por nossa equipe multidisciplinar. Cada paciente tem o seu atendimento específico e, dependendo da necessidade de cada caso, são disponibilizadas consultas individuais com o especialista que atenda suas necessidades", explicou a coordenadora.

Benedito Wanclei da Silva Ferrari, é psicólogo e atende as demandas do município de Jaciara. Atualmente, ele é responsável pelo atendimento e acompanhamento de 40 casos envolvendo crianças e adolescentes. Os casos mais comuns atendidos por ele são: Autismo (TEA), Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

"Nós recebemos diversas demandas, dentro da educação especial. Muitas, vezes, são crianças que passam por um processo de investigação, acompanhadas pela equipe multiprofissional e, com planejamento de trabalho focado na reabilitação dessas crianças e adolescentes. O resgate desses pacientes com resultados satisfatório focado na qualidade de vida e de ensino é muito importante. É uma grande satisfação poder ajudá-los".

GARANTIA POR LEI- No dia 11 de dezembro de 2019, foi promulgada a Lei nº 13.935 que garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas  de educação básica.

Pela medida, equipes multiprofissionais deverão atender os estudantes dos ensinos fundamental e médio, buscando a melhoria do processo de aprendizagem e da relações entre alunos, professores e comunidade escolar.


Últimas Notícias