Você está em: Início / Imprensa / Notícias / TECNOLOGIA Prefeitura Implanta Sistema De Gestao Educacional Proprio

EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA: Prefeitura implanta Sistema de Gestão Educacional Próprio

Publicado em: 01 de Julho de 2021
Texto: Ascom
Foto: Joelma Pontes

A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta terça-feira (29.06), o Sistema de Gestão Escolar (SisEduca), que irá interligar todas as escolas e creches da rede municipal. Por meio dessa ferramenta, o professor poderá lançar relatório dos alunos, planejamento de aula,  diário de classe e atestado de frequência, por exemplo. O pedido de transferência e emissão de histórico escolar também será online.

O sistema foi implantado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, sem custo aos cofres públicos. O próximo passo agora, é realizar o treinamento com os diretores, secretários das escolas e os professores que terão acesso ao programa.

De acordo com a secretária Márcia Cristina, o sistema irá facilitar o andamento dos trabalhos das unidades escolares, além de otimizar o tempo já que todos os procedimentos serão feitos de forma online.

"Essa ferramenta é um marco para nós da educação municipal. Tivemos algo semelhante, nos dois últimos anos, porém era necessário pagá-lo e o tempo que permaneceu foi falho e não atendeu a demanda dos nossos profissionais. O mais importante de tudo isso é que, além de facilitar o dia a dia da gestão escolar, não houve e não terá custos aos cofres públicos, pois o sistema foi implantado e aprimorado por técnicos de informática do município", comemorou a gestora.

De acordo com Robson Marcidelli, superintendente do Núcleo de Tecnologia da Informação e responsável pela implantação e manutenção do novo software, o sistema levou cerca de quatro meses para ser formatado de acordo com as necessidades locais. "Foi um grande desafio, mas conseguimos entregar uma ferramenta com qualidade e que será muito útil às escolas e creches de Jaciara. E o mais importante, é que será administrado pelo nosso Núcleo, com suporte rápido, sem gastos e sem comprometer o trabalho das unidades", explicou.

Kemerson Wedley, coordenador do Núcleo Tecnológico do município, responsável pela alimentação inicial do sistema e treinamento dos servidores, explica que o próximo passo é oferecer treinamento aos profissionais da educação que terão acesso ao programa.

"Vamos dividir as turmas para facilitar o treinamento e evitar também aglomerações. Sabemos das necessidades dos profissionais e o sistema foi implantado pensando na demanda que a rede escolar municipal possui", observou o coordenador.