Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Encerra Hoje O Curso Da Educacao Especial Na Escola Maria Villany Delmondes

EDUCAÇÃO: Encerra hoje o curso da Educação Especial na Escola Maria Villany Delmondes

Publicado em: 01 de Agosto de 2017
Texto: CAMILA CABRAL - ASCOM/PMJ
Foto: Camila Cabral

O Governo Municipal de Jaciara por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer em parceria com a Secretaria de Saúde, está realizando desde ontem, dia 31 de julho, o curso de Educação Especial, na Escola Municipal Maria Villany Delmondes, das 8h às 11h e das 18h às 22h.
O curso é direcionado a professores e cuidadores que tenham interesse em contribuir com o aprendizado e bem-estar dos alunos especiais no âmbito escolar. Mais de 40 pessoas estão participando do treinamento, número expressivo se for levado em conta que os educadores ainda estão em período de férias.
Ontem pela manhã o professor, João Ferreira, um dos idealizadores do evento, apresentou o projeto “Educação Inclusiva: Fundamentos Legais, Conceitos e Princípios, Adaptações Curriculares”, discorreu também sobre o Processo Histórico da Educação Especial, Fundamentos Legais que Regem a Educação Especial e a Função do Cuidador.
Ontem à noite e hoje o psicólogo e professor, Magno Rafael, abordou o tema Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. “Falamos sobre a síndrome de down, o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), dentre outras características especiais, sejam físicas, mentais ou comportamentais que as crianças que estão na escola possam apresentar e que necessitam da atenção do professor ou de um cuidador”, destacou Magno.
O encerramento do curso é hoje, com a presença da fisioterapeuta, Jéssica Fialho, que vai apresentar Os Aspectos Práticos da Inclusão no Âmbito Escolar e os Fundamentos Legais que Regem a Educação Especial. Também vai ensinar como agir em casos de emergência e primeiros socorros dentro da escola. Além disso, será mostrado como é o funcionamento de alguns equipamentos como, cadeira de rodas, andador e muleta axilar que são os meios de locomoção mais comuns das pessoas com deficiência.
A fisioterapeuta ainda destacou que ficou apaixonada pelo projeto. “A equipe da assessoria pedagógica idealizou esse projeto para melhorar o atendimento da criança dentro da escola. Esse curso é para capacitar professores e cuidadores, é também uma forma de passar segurança aos pais dessas crianças, sei que é importante para eles saber que seus filhos estão sendo bem tratados na escola”, ressaltou Jéssica.

Clique na Imagem para Ampliar!