Você está em: Início / Imprensa / Notícias / ZONA RURAL Familias Das Comunidades Do Cristo E Renascer Recebem Doacao Alimentos E Cobertores

ASSISTÊNCIA SOCIAL: ZONA RURAL: Famílias das comunidades do Cristo e Renascer recebem doação alimentos e cobertores

Equipes do Social também entregaram cartões do Auxílio Ser Emergencial



Publicado em: 18 de Maio de 2021
Texto: Ascom/2021
Foto: Vitor Fichio

Cerca de 130 famílias que residem nas comunidades do Cristo e Renascer, receberam da Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria de Assistência Social, a doação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de álcool gel e cobertores. A doação é uma parceria do município com o governo do Estado.

Além disso, os serviços do CRAS-Volante, responsável pelo cadastro das famílias para inclusão dos programas sociais dos governos federal e estadual, foi disponibilizado à zona rural, o que inclui à comunidade quilombola. A ação foi realizada na terça-feira (11), sob a coordenação da voluntária da Secretaria de Assistência Social, Sophia Russi.

“Devido às famílias da zona rural estar mais distante é que precisamos desenvolver ações que os ampare. E para isso, contamos com outras secretarias municipais, para que todos recebam tratamento justo e igualitário. As secretarias de Agricultura e Saúde estão bem presentes nesse contexto. E, juntos, ajudamos àqueles que mais precisam de auxílio”, destacou Sophia.

Mariana Sara Alves Barbosa, 23 anos, é casada e mãe de três crianças. Ela foi uma das beneficiadas pela ação. Segundo a moradora, sua família tem sobrevivido apenas com o valor de R$ 250 do bolsa família. “Tinhamos uma pequena oficina na cidade, mas devido à pandemia, fomos obrigados a fechar as portas e mudar para cá (Renascer). E, atualmente, temos sobrevivido com o bolsa família, mas é muito pouco. E essa ajuda da prefeitura vai melhorar mais a nossa condição de vida”, disse.

Os moradores das comunidades Renascer e do Cristo, em sua maioria, são pequenos produtores. Em suas terras são cultivadas o milho, mandioca, batata doce, feijão, amendoim, limão, arroz, graviola, manga, abacate, maxixe, banana da terra, banana nanica, banana maça, mamão, cenoura, além de hortaliças e a criação de galinhas e porcos.

De acordo com a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Renascer, Maria Simoni Crispim, um levantamento das famílias está sendo feito em parceria com a Assistência Social, para que todas sejam contempladas pelas ações promovidas pelas pastas, incluindo, inclusive, a atualização do cadastro junto ao CRAS.

AUXÍLIO SER EMERGENCIAL – Durante a doação de alimentos e cobertores, a Assistência Social de Jaciara também fez a entrega de cartões do Auxílio Ser Emergencial, do governo do Estado. O valor de R$ 150 por cartão, já está disponível e restrito à compra de alimentos. O benefício tem vigência por 5 meses a contar deste mês de maio.


Últimas Notícias