Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fazer O Melhor E Deixar Sua Marca Na Educacao Diz Diretora Escolar Estadual

ENTREVISTA: Fazer o melhor e deixar sua marca na educação, diz diretora escolar estadual



Publicado em: 12 de Novembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Mário Márcio

Neste sábado (12.11) comemora-se o Dia do Diretor Escolar. Para celebrar a data especial da carreira, que desenvolve e contribui aos trabalhos da comunidade escolar no município, a Prefeitura de Jaciara disponibiliza uma  entrevista,  para conhecer  um pouco sobre a função que coordena as principais atividades no ambiente escolar.  A entrevistada de hoje é a diretora da Escola Estadual  São Francisco e pedagoga Lucelene Maria de Vasconcelos, 54 anos. A servidora é graduada em Licenciatura em Letras e em Pedagogia, além disso, possui especialização em Educação Interdisciplinar e Metodologia do Ensino Fundamental.  Também, é especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e Catequese. Segue entrevista.

Por que escolheu o serviço público para trabalhar?

Lucelene - Vários fatores, primeiro porque sou irmã catequista Franciscana que tem em sua  origem  o serviço da Educação e Catequese.  Por que é um espaço familiar às minhas origens e ambiente de construção coletiva rumo à qualidade, que é direito de todos que buscam  este serviço que prestamos.

É o primeiro cargo de direção que assume?

Lucelene - Sim.  Desde janeiro de 2014.

Fale sobre essa experiência?

Lucelene - É um exercício contínuo de muita responsabilidade, extrema dedicação, capacidade de escuta, perspicácia no monitoramento do tempo para não perder prazos e valorizar profissionais que comigo dão vida à escola. A satisfação da comunidade escolar e o aprendizado tem sido as metas macros do meu profissionalismo.

Qual o público que você mais atende?

Lucelene - Crianças e adolescentes, filhos de pais trabalhadores e moradores dos bairros e uma pequena parte é moradora do centro da cidade.

Já apresentou algum projeto ou realizou alguma ação para melhorar a gestão escolar? O quê, por exemplo?

Lucelene - Sempre gostei de partilhar experiências e receber ajuda de pessoas experientes, todos que me procuram tento ajudá-los. Tenho a prática de realizar a avaliação do serviço escolar envolvendo a gestão e este olhar da comunidade tem ajudado muito perceber como caminhamos e o que precisamos retomar.

O que mais gosta de fazer quando não está trabalhando?

Lucelene - Gosto de meditar enquanto cuido das plantas, ler, descansar na rede, visitar amigos...enfim...

Se não fosse servidor (a) público (a), o que seria?

Lucelene - Seria empresária.

Como você avalia o tempo de trabalho?

Lucelene - O tempo é sempre curto para atender a demanda. Sempre ultrapasso minha carga horária, pois vejo de forma honrosa os resultados e a satisfação fluindo a partir do meu planejamento, priorização das atribuições e previsibilidade das condições para o trabalho. Não costumo esperar ser cobrada. Acho lindo nossos profissionais suando a camisa, alegres, criativos, felizes no ambiente que eu cuido e amo para eles e com eles.

Conciliar trabalho, estudo, família e outras atividades, é possível?

Lucelene - Com muita luta no gerenciamento do tempo. Para fazer exercício físico é preciso madrugar. Para visitar a família, sempre que consigo, faço aos finais de semana ou feriados. Para descansar só depois de atender demandas urgentes.

Cite um autor e uma obra que tem preferência?

Lucelene - Paulo Freire.  Obras: Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967; e Pedagogia do Oprimido.

Tem alguma personalidade no serviço da Educação como referência que pode citar? Se for sim, quem?

Lucelene – Sim. Anísio Teixeira (1900-1971). Foi um dos primeiros a lutar pela existência de escolas públicas desde o maternal até o ensino superior. Ele entendia que a educação não era um privilégio e, portanto, deveria ser gratuita para toda a população. Foi um dos 26 nomes a assinar o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, que defendia o ensino integral, público, laico, obrigatório e municipalizado. Hoje, ele dá nome ao Inep, autarquia responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Qual a mensagem queira deixar para quem gerencia um ambiente escolar?

Lucelene - Tenha consciência que você é o esteio da escola, cuide de todos e tem a oportunidade de fazer o melhor e deixar sua marca na educação. Educação não é ninguém, são todos. É sociedade em crescimento, é geração crescendo com um pouco de cada um que participa do processo educacional...o professor, o apoio, o técnico, a gestão...todos. Cuide de você! Reze, se alimente, ache o seu sorriso, a sua alegria, a sua fé! Parabéns, diretor/a escolar!

 

 


Últimas Notícias