Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Parceria Da Educacao Com A PM MT Capacita Mais De 300 Alunos

PROERD : Parceria da Educação com a PM-MT capacita mais de 300 alunos

Programa capacitou alunos de seis escolas da cidade: Maria Vilany Delmondes, Magda Ivana, São Francisco, Francisco Soares de Oliveira, Milton da Costa Soares e Modelo Santo Antônio.



Publicado em: 19 de Outubro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A alegria dos 330 estudantes da rede pública municipal e estadual de Jaciara  que finalizaram o curso do Programa  de Resistência Educacional às Drogas e Violência (Proerd), contagiou o ambiente do Centro de Eventos “Jovelina Maria de Almeida”  na noite de terça-feira (18.10). 

É que o  Proerd, desenvolvido pela  7ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jaciara em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, capacitou os alunos de seis escolas da cidade:  Maria Vilany Delmondes, Magda Ivana, São Francisco, Francisco Soares de Oliveira,  Milton da Costa Soares e Modelo Santo Antônio. 

O programa trabalha junto à comunidade escolar com orientação e conscientização, sendo uma atividade educacional preventiva, que busca contribuir para o fortalecimento de habilidades de resistência, levando seus alunos a despertar para uma postura consciente quanto às suas ações e responsabilidades como autor de sua  história e protagonista na cultura da paz, a fim de promover uma construção de uma sociedade mais saudável. 

Na cerimônia de formação, três alunos que se destacaram na formação, receberam  homenagens  das  autoridades da Policia Militar e da Educação.  Ainda, eles  apresentaram uma redação ao público, que foi  uma das formas de avaliação do projeto.  São eles: 

Wallace Ali, 11 anos, da Escola Municipal Maria Vilany Delmondes; Kimbilly Rodrigues, 10 anos, da Escola Estadual Santo Antônio, e Geovanna  Patricia de Souza, 10 anos, da Escola Milton da Costa Soares.   

“Parabéns a todos alunos que concluíram essa capacitação do Proerd, que foi desenvolvida com muita dedicação pela companhia da Polícia Militar de Jaciara.   Aos pais  que acompanharam todo esse  processo. Contudo, a parceira das escolas, dos pais e da equipe  da segurança pública, que orientaram às nossas crianças contra as drogas e a violência, foram  importantes”, disse a secretária Municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, representando a prefeita Andréia Wagner, sobre o programa que atende também os municípios do Vale do São Lourenço, como Campo Verde, Dom Aquino, Juscimeira, São Pedro da Cipa, além de Rondonópolis. 

   

“Quando assumi a gestão da companhia da PM em 2020, primeiramente, um dos objetivos foi trabalhar a parte ostensiva, que  é a repressão, depois, a parte preventiva do Proerd. juntamente com a equipe do programa  e da Patrulha Maria da Penha.  Também,  desenvolvemos o projeto Guarda Mirim. Mas, especificamente, hoje, nesta formatura conseguimos  orientar esses estudantes do 5º ano, ensinando a eles noções de lidar com a violência e não às drogas, para nossa região do Vale do São Lourenço”, salientou  o tenente-coronel  Handson Freitas, da companhia da PM/MT. 

Um momento importante da cerimônia foi quando os formandos fizeram o juramento  contra a violência e às drogas, que teve o acompanhamento e orientação da sargenta da PM  e instrutora do Proerd, Iraneide Alves dos Santos  Rodrigues . 

“Prometo ficar longe das drogas e da violência. Tomar decisões seguras e responsáveis. Transmitir os conhecimentos adquiridos com o Proerd.  Por um futuro melhor e para ter informação.  Assim, prometo!”, juraram os alunos. 

No final, os estudantes receberam certificados do programa.

Contato – Mais informações sobre o Programa de Resistência Educacional às Drogas e Violência (Proerd), podem ser obtidas nos seguintes telefones (66) 3461-2350, 99998-1026 e 9980-2512.

Veja mais fotos aqui.

 

 


Últimas Notícias