Você está em: Portal Transparência / Projetos Acoes Programas

Projetos, Ações e Programas


O Portal Transparência dispõe ao público em geral os programas e projetos da cidade. Para acessar esses PROGRAMAS E PROJETOS do governo local, o cidadão tem à sua disposição a íntegra dos seguintes documentos:

Base Legal

Confira nos documentos o conjunto de leis que atuam nas Contas Públicas do Município, selecionando e clicando em uma das opções.

1. PPA- Plurianual

2. Lei de Diretrizes Orçamentárias

3. Lei de Orçamentária Anual

Abaixo mais detalhes dos projetos, ações e programas desenvolvidos por secretaria.

ÓRGÃO: Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.
Unidade: Secretaria de Agricultura
Programa: Programa de fortalecimento da agricultura familiar
Título: Projeto de fortalecimento da agricultura familiar
Unidade Executora: Secretaria de Agricultura
Função: Promover ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios e oportunidades de trabalho à agricultura familiar
Finalidade: Fortalecer a agricultura familiar, estabelecer convênios com a União e Estado para obter recursos técnicos e financeiros para desenvolvimento do setor, fortalecer o comércio dos produtos da agricultura familiar
Descrição: O programa objetiva o apoio e incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, através do fornecimento de maquinários para roçagem e gradeamentos nas áreas rurais, além de promover as feiras livres e utilizar os produtos oriundos da agricultura familiar no programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar)
Situação: EM ANDAMENTO
ÓRGÃO: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Unidade: Departamento: Secretaria Municipal de Educação
Ação: A integração da Família na Escola
Título: A Escola e a Família unidos no Desenvolvimento Escolar
Unidade Executora: SMECDL e Escolas.
Função: Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, para desenvolver as potencialidades de leitura e integração com a escola e comunidade, de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição. Incluindo dessa forma a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros.
Sub-Função: O trabalho com esse tem como intuito promover uma interação da família e escola no processo de escolarização das crianças, com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de conhecimentos significativos, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.
Finalidade: São oferecidos “O Dia da Família na Escola”, onde os pais presenciam as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas, dentre eles a Mostra Literária, que aborda as diversas expressões: escrita, teatro, música, arte, entre outros.
Descrição: Planejar e organizar com os alunos uma Mostra literária na própria escola. Para isso, serão desenvolvidos objetivos pedagógicos como a leitura e a escrita de variados gêneros, e a sistematização de aspectos linguísticos de forma interdisciplinar; Montar mostras sobre os temas pesquisados para compor o evento na escola; Estimular a leitura e formação do público leitor jovem, aproximando-os do conhecimento amplo que os livros proporcionam; Ampliar a leitura, escrita e as percepções visuais de nossos alunos, buscando um desenvolvimento linguístico e a aquisição do hábito de ler, ler por prazer, ler para pensar, ler para opinar, ler para conhecer; Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno; Construir momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família; Incentivar os pais de participarem do conselho escolar e também a organizar uma associação de pais e mestres;
Situação: EM ANDAMENTO
ÓRGÃO: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Unidade: Departamento: Diretoria de Cultura
Projeto: Projeto: CIA de Arte - CIA Armando Ferreira De Souza
Título: Atividades culturais
Unidade Executora: Diretoria de Cultura
Função: Proporcionar atendimento integral às crianças e adolescentes oferecendo-lhes condições básicas para seu desenvolvimento.
Sub-Função: Oferecer aos alunos da Rede Pública e particular de Ensino de Jaciara, condições básicas para o seu desenvolvimento educacional e cultural, promovendo a proteção, o lazer e integração comunitária, e acima de tudo provocar o saber por meio de interesse à leitura e da expressão artística.
Finalidade: Tem como finalidade oportunizar aos alunos da Rede Pública e particular de Ensino um conjunto de ações socioeducativas desenvolvidas em período complementar à jornada escolar, através das habilidades apresentadas pelas crianças e jovens no teatro, na música e na dança, proporcionando uma educação mais significativa, que seja além das atividades escolares pré-estabelecidas, mas algo que lhe proporcione um aprender com prazer.
Descrição: As atividades atendidas são: teatro, música e dança.
Situação: EM ANDAMENTO
ÓRGÃO: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Unidade: Departamento: Diretoria de Cultura
Ação: Incentivo a Cultura
Título: Atividades culturais
Unidade Executora: Secretaria Municipal de Educação.
Função: Tem por finalidade promover a execução da Política Municipal de Cultura com objetivo de promover mais oportunidades de acesso à Cultura, ou seja, ao patrimônio histórico, ao teatro, à música, à literatura, à dança, às artes visuais, ao cinema e vídeo, ao folclore, à arte e às festas populares.
Sub-Função: Organizar, orientar, difundir e fomentar a cultura no Município, favorecendo condições de inserção da comunidade local, promovendo intercâmbio cultural, festivais e mostras literárias, atividades Cívicas e de cidadania e encontros;.
Finalidade: Incentivar a ampliação e consolidação do desenvolvimento das atividades culturais no Município, fomentando a ampliação, modernização e conservação dos serviços destinados à cultura e a História Local;
Descrição: Arraiá do Vale ( Festa Junina); Café Literário; Sarau; Festival Estudantil Temático para o Trânsito (FETRAN); Semana da Pátria; Visitas ao museu local, Festival Estudantil de Música, entre outros.
Situação: EM ANDAMENTO
ÓRGÃO: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Unidade: Departamento: Diretoria de Esportes e lazer
Projeto: Gestão de Projetos de lazer
Título: Atividades físicas e de lazer
Unidade Executora: Diretoria de Esportes
Função: Desenvolver junto à comunidade do município de Jaciara através da cultura corporal de movimento, uma transformação social, dando aos participantes uma melhor qualidade de vida.
Sub-Função: Despertar o interesse na população a participar e realizar ações de integração social com ações/eventos de lazer e das modalidades esportivas.
Finalidade: O projeto tem como finalidade orientar os participantes para os benefícios da atividade física e condições de realizá-la de forma segura.
Descrição: As atividades atendidas são: caminhada saudável, ginástica, campeonatos, zumba e lutas (capoeira e jiu jitsu).
Situação: EM ANDAMENTO
Ausência de Informação: Caso a informação desejada não seja encontrada, a mesma poderá ser solicitada junto ao Serviço de Informação ao Cidadão, clicando aqui.

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000