Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Governo Do Estado Vai Oferecer Ate R 5 Milhoes Em Credito Para Investimentos De Turismo

INVESTIMENTOS: Governo do Estado vai oferecer até R$ 5 milhões em crédito para investimentos de turismo

Publicado em: 29 de Janeiro de 2018
Texto: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ
Foto: Camila Cabral

O Fungetur (Fundo Geral de Turismo) é uma linha de crédito da Desenvolve MT, que fomenta e apoia as atividades do setor turístico. Com o objetivo de apresentar o recurso para empresários e investidores, na última sexta-feira, 26 de janeiro, o prefeito, Abdo Mohammad, esteve com a diretoria de Desenvolvimento e Crédito da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso juntamente com a equipe da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A Desenvolve viabilizou junto ao Ministério do Turismo cerca de R$ 5,5 milhões para o Fungetur, recurso esse que já está disponível para financiar projetos de até R$ 200 mil. “Faremos o cadastro dos proprietários e sócios e a partir daí avançaremos para a análise da viabilidade econômica do projeto. Se houver dificuldades, a agência pode auxiliá-los. Aqueles que tiverem interesse em desenvolver um projeto podem buscar o Sebrae”, explicou a diretora de Desenvolvimento e Crédito, Anne Cristine Antunes Siqueira, aos interessados em acesso a essa linha de crédito.

De acordo com o secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça, logo que saiu a divulgação do Fungetur para Mato Grosso o prefeito Abdo entrou em contato para trazer o investimento para Jaciara. “O município é muito lindo, com muito potencial turístico e falta investimento, então, esse é um recurso barato, para atender hotéis, bares, restaurantes, pousadas, agências de viagem, dentre outros. Qualquer empresa do setor turístico pode ir até a Desenvolve MT para captar esse recurso”, destacou o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Carlos Avalone, participou da reunião e explicou que empreendimentos maiores poderão receber investimento do Governo Federal. “Os projetos de grande porte poderão receber apoio do Ministério do Turismo, que nos assegurou até R$ 50 milhões por meio do FCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste)”.

O proprietário do Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, Adir Enar, destacou que “temos muito potencial, mas precisamos de investimento, estamos confiantes que o Fungetur vai alavancar o setor de turismo da cidade”.

“Em nome da população de Jaciara, agradeço a presença de representantes do Governo do Estado no nosso município. Essa é sem dúvida uma grande oportunidade para Jaciara, que é ter acesso a linhas de crédito e investimento para o turismo e a economia, ainda mais em um momento difícil da economia nacional. Jaciara tem belezas naturais e empreendimentos turísticos que precisam ser aperfeiçoados e essa linha de crédito oportuniza para que muitos empregos diretos e indiretos sejam gerados favorecendo a nossa população”, enfatizou o prefeito Abdo.