Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretario De Estado Leopoldo E Prefeito Abdo Apresentam Potencial De Jaciara A Investidor Chines

INVESTIMENTO: Secretário de Estado Leopoldo Mendonça e prefeito Abdo apresentam potencial econômico de Jaciara a investidor chinês

Publicado em: 18 de Janeiro de 2018
Texto: CAMILA CABRAL / ASCOM- PMJ
Foto: Jefferson José

Na tarde de ontem, 17 de janeiro, o prefeito, Abdo Mohammad, secretários, vereadores e demais autoridades, receberam a visita do diretor de investimentos da empresa Zhuhai Yuren Agricultura e Aviação, Jeff Yi.

Após articulação do secretário da SEDEC (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) Carlos Avalone juntamente com o secretário adjunto Leopoldo Mendonça, Jaciara foi o primeiro município visitado, entre 10 que serão percorridos por uma comitiva de chineses, com o objetivo de prospectar em Mato Grosso um investimento na ordem de 22 milhões de dólares, para uma montadora que vai produzir drones específicos para agricultura, gerando em torno de 250 a 500 empregos. A atração deste grupo se iniciou com a ida de Avalone juntamente com Governador Pedro Taques em uma missão de negócios na China no ano de 2017.

Tendo em vista a objetividade do encontro, por meio de um vídeo foi apresentado ao empresário, o Distrito Industrial e os potenciais naturais de Jaciara, dentre outras características econômicas, como a logística, produção agrícola e o turismo da cidade.Jeff considerou o município de Jaciara incrível e não descartou a possibilidade de instalar a empresa na cidade. “Aqui tem uma estrutura muito boa, achamos bem interessante, Jaciara tem potencial para ser uma das escolhidas”, disse. Questionado sobre os próximos passos, após esse primeiro contato, Jeff destacou que visitará alguns municípios ainda, mas volta sábado para conhecer alguns locais que serão apresentados pelo prefeito e sua equipe.

O secretário adjunto da Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), Leopoldo Mendonça, reforçou que a princípio essa reunião foi apenas para visitar, ou seja, conhecer a cidade. “É importante a sociedade saber que a empresa está prospectando um local para se instalar, não existe promessa de investimento, eles estão analisando municípios e nós colocamos Jaciara no radar da empresa. Estamos muito felizes com isso e torcemos para que optem por Jaciara”, denotou Leopoldo.

Para o presidente da Câmara Municipal, Cloves Pereira, Mato Grosso tem a capacidade de receber investidores desse nível. “Quero agradecer o Governador que visitou a China e esteve com vários empresários mostrando o potencial do nosso Estado. Estou representando o chefe da Casa Civil, Max que fez um grande trabalho com secretário, Leopoldo, pedindo ao governador que esse grupo estivesse visitando primeiro o município de Jaciara. Nós podemos, com certeza, oferecer o melhor para que essa empresa se instale aqui”, disse Cloves.

O prefeito, Abdo Mohammad, frisou que a visita de empresários de outros países é fruto do trabalho do Governo do Estado que apresentou à eles o potencial dos municípios e de todo Mato Grosso. “Estou muito feliz com essa visita, fizemos a apresentação do nosso município, mostramos que temos total interesse que essa empresa se instale aqui. Um trabalho da SEDEC com o Avalone e Leopoldo que representa Jaciara no Governo do Estado, juntamente com a Casa Cívil, que o deputado Max também atua, então, uma força tarefa do Estado para trazer esse benefício venha para Jaciara”, disse o prefeito.

Empresa Chinesa

A Zhurai Yuren Agricultural Aviation é uma empresa chinesa fabricante de Drones R & D (produção, vendas, serviços agrícolas) localizada na cidade de Zhuhai.

Com foco em drones agrícolas, é o único fabricante do segmento nomeado pelo Ministério da Agricultura (MOA) para realizar e demonstração de vôo em diferentes províncias, cobrindo mais de 500.000 hectares para proteção de culturas (arroz, trigo, milho, algodão, vegetais, árvores frutíferas e outras).

Detém 80 patentes na China continental e solicitações de patentes internacionais na Europa e América, Coréia do Sul e Japão, Austrália, Brasil e outros países e regiões.

Fonte: Gcom-MT