Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara E Contemplada Com Projovem Trabalhador

GABINETE E GOVERNO: Jaciara é contemplada com Projovem Trabalhador

Publicado em: 08 de Agosto de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Com toda a movimentação no setor industrial e de qualificação profissional, Jaciara foi contemplada com mais um programa social destinado a capacitação de jovens. A edição do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Trabalhador, que teve convênio firmado em solenidade realizada no Palácio Paiaguás, no Auditório Ponce de Arruda, em Cuiabá, na última sexta-feira (05), pelo governador Silval Barbosa e o ministro do Trabalho e Emprego (TEM), Carlos Lupi, visa a preparação do jovem para o mercado de trabalho. O município foi contemplado com 200 vagas.

O requisito para participar do projeto é ter idade entre 18 e 29 anos e ser membro de família com renda per capta de até meio salário mínimo. Representando o prefeito Max Russi, o secretário de Governo, Ademir Gaspar de Lima, participou da assinatura do convênio.

Ademir citou a importância dessa implantação no município, visto que essa é mais uma garantia de mão de obra qualificada e oportunidades. Outro ponto positivo citado pelo secretário foi de que durante seis meses os jovens receberão 350 horas de qualificação com certificação, transporte coletivo, material didático, kit escolar com uniformes, além da bolsa mensal de cem reais depositados na conta do aluno. “Serão gerados impactos positivos a esses jovens e suas famílias e diversos benefícios”, comentou.

Segundo o senador Pedro Taques, que viabilizou o projeto para o Estado de Mato Grosso, a meta é que pelo menos 30% dos beneficiados sejam introduzidos no mercado de trabalho. Questionado sobre o assunto da escassez de mão de obra, o político explicou que essa realidade já é existente e que é preciso buscar mais projetos de qualificação. “Precisamos melhorar a qualificação, pois isso significa cidadania”, reforçou.

Como um dos termos citados pelo chefe do Executivo Municipal, o fenômeno denominado “apagão da mão de obra” é a grande preocupação das empresas Brasileiras. Com a política de incentivo de implantação de novas empresas em Jaciara e a confirmação do crescimento industrial, o município ganhou novas perspectivas na oferta de emprego. Atentando a ambos os lados dessa balança, a atual administração trabalha na implantação de novos cursos de qualificação para atender a essa demanda.

Diversos projetos já formam colocados em prática, um deles é a escola em período integral, quer passou a funcionar esse ano. Convênios, parcerias e projetos municipais têm garantido a oferta gratuita de cursos.