Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Esta Entre Os Dez Municipios Com Melhor Desenvolvimento Do PDI Em Mato Grosso

PLANEJAMENTO : Jaciara está entre os dez municípios com melhor desenvolvimento do PDI em Mato Grosso

Publicado em: 13 de Maio de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Imprensa Prefeitura Jaciara
Foto: Márcio Fidélis

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Travessia Desenvolvimento Organizacional, esteve reunido com servidores da Prefeitura de Jaciara para avaliar e fazer o diagnóstico do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). O encontro reuniu representantes de todas as secretarias, nesta quinta-feira (12), no auditório da Faculdade Eduvale.

Segundo a consultora representante do TCE-MT, Clélia Guimarães, o encontro teve como objetivo avaliar o PDI, saber qual é o impacto para o município através do Plano de Desenvolvimento, o qual traz cinco projetos, tais como: Planejamento Estratégico, Educação a Distância, Modernização e o Geobras.

“Esse plano tem como intuito ajudar a administração a ser mais eficiente com resultados aos munícipes. O que temos percebido no TCE-MT é que sim. Em Jaciara, a equipe se apropriou da ferramenta e está disciplinado em fazer todos os resultados acontecerem a médio e longo prazo”, destaca a consultora.

De acordo com a coordenadora do PDI em Jaciara, Maria Helena da Silva, o prefeito fez a adesão ao Plano em 2014, a partir daí várias reuniões já aconteceram, mas essa é mais específica para fazer o levantamento e analisar o impacto.

“A partir deste diagnóstico o TCE vai analisar se tem ajudado ou não, e desta forma dar continuidade com as orientações da implantação do PDI, que já está revelando resultados positivos. Um exemplo claro é a participação das secretarias que não tinha o hábito de fazer o registro das informações e agora estão fazendo através da Gestão de Planejamento Estratégico (GPE)”, explica Maria Helena.

Para o prefeito Ademir Gaspar de Lima, o momento em que vive o país precisa-se planejar. “Hoje a realidade é que com menos dinheiro precisamos fazer mais. É neste sentido que estamos trabalhando. Jaciara é um município que ainda não suspendeu os serviços públicos como vem acontecendo com a maioria e com o PDI, instrumento importante de gestão, podemos prestar os serviços com mais qualidade e eficiência”, conclui o prefeito.

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas presenciais: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico.

O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Em 2014, Jaciara foi um dos 10 municípios que aderiram ao PDI e começaram a elaborar seu Planejamento Estratégico, além de Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Água Boa, Poxoréo e Juscimeira.