Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Coleta Seletiva Sera Implantada No Municipio

GERAL: Coleta seletiva será implantada no município

Publicado em: 15 de Julho de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara

O mês de julho terá um marco na história do município de Jaciara, com a implantação da Coleta Seletiva, que além de ajudar na preservação da natureza irá gerar emprego e rendas a varias famílias de catadores. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da secretaria adjunta de Meio Ambiente, que está fornecendo todo o suporte aos membros da Associação RECIJACI.

De acordo com o perfeito Ademir Gaspar de Lima, a administração pública para chegar até a implantação da coleta realizou etapas com os catadores, os quais receberam suporte e capacitação na área.

“Alugamos um barracão onde já está instalada a central de triagem provisória. Uma camionete F4000, que já está recolhendo os lixos nos comércios e em alguns Bairros, como São Sebastião e Santa Rita, que darão inicio como um plano piloto, para recolher o lixo seco como papel, vidros, alumínios e plásticos”, explica o prefeito.

Segundo a secretária adjunta de Meio Ambiente, Cenita Maria de Oliveira, o trabalho de divulgação está sendo feito com o apoio dos agentes comunitários de saúde, dos alunos do curso Ciências da Natureza do IFMT e nas escolas estaduais Artur Ramos e Antônio Ferreira Sobrinho.

A secretária explica que o objetivo da campanha é sensibilizar a população quanto à problemática da poluição e degradação do meio ambiente. “O pessoal da divulgação está fazendo um papel muito importante neste primeiro momento, que é esclarecer dúvidas e informar aos cidadãos o que pode ser reciclado”, relata Cenita.

Para facilitar a recolhida do material, a dica é separar os resíduos secos dos úmidos. Tudo que for orgânico será depositado no lixo como antes e matérias como papel, vidro, plástico e alumínio, o morador deverá separar de forma correta e deixar em frente a sua casa, no dia em que o caminhão da coleta passará para recolher.

A coleta já está sendo implantado nos comércios no município e a partir do dia 04 de agosto se implantará em todos os bairros. Abaixo segue a tabela em anexo para que os moradores fiquem atentos aos dias e aos locais de coleta do lixo, facilitando assim, a ação que trará mais benefícios a toda população.

Downloads Anexos