Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Famato Apresenta Novo Codigo Florestal Em Jaciara

GERAL: Famato apresenta Novo Código Florestal em Jaciara

Publicado em: 27 de Junho de 2014
Texto: Ascom Jaciara

Aprovado em maio de 2012, o novo Código Florestal brasileiro ainda gera muitas dúvidas entre os produtores rurais. Com o objetivo de levar informações sobre o assunto aos produtores de Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com os sindicatos rurais.

Jaciara foi o primeiro município a ser contemplado com a palestra “Código Florestal”, que aconteceu na quinta-feira (26), no anfiteatro municipal Celcita Pinheiros, onde estiveram participando produtores rurais da região, equipe do Executivo Municipal, representantes do Conselho de Meio Ambiente, alunos das escolas estaduais Marechal Rondon e Antônio Ferreira Sobrinho, das faculdades IFMT e Unopar.

O tema foi explanado de forma clara pela analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi. “Foi muito proveitosa à palestra aqui em Jaciara, onde apresentamos as informações do novo Código Florestal e pudemos tirar as principais dúvidas dos produtores, entre elas a regularização das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e o sistema de módulos fiscais", explica Avi.

Os principais assuntos abordados foram, O Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), metas e sansões, Área de Preservação Ambiental, Área de Reserva Legal, entre outros

Para quem quiser mais informações entrar em contato com a  Famato, entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-os nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).

NOVO CÓDIGO

A lei nº 12.651/2012, mais conhecida como Código Florestal, dispoê sobre a proteção da vegetação nativa, sendo considerada uma das mais importantes conquistas para a sociedade.

A nova lei trouxe regras claras aos brasileiros, em especial aos que fazem parte do setor produtivo. Na palestra, o pessoal da Famato distribui uma cartilha sobre o código, onde tem orientações aos produtores sobre as principais mudanças da nova legislação ambiental.