Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Curso De Jardinagem E Ministrado Em Jaciara

GERAL: Curso de Jardinagem é ministrado em Jaciara

Publicado em: 09 de Junho de 2014
Texto: Márcio Fidélis

A Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente e Sindicato Rural, está proporcionando a capacitação profissional de 15 pessoas com o Curso de Jardinagem, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas práticas estão acontecendo na sala 3 da unidade do IFMT no município.

Entre os participantes do treinamento, estão colaboradores das secretarias de Infraestrutura e da adjunta de Meio Ambiente. As aulas seguirão até sexta-feira (13). Ao todo são 16 horas aulas de teoria e 24 h/a da parte prática.

Durante os exercícios ministrados pelo instrutor do Senar-MT, Maycon Alves Maia, os alunos conhecem técnicas de poda, plantio e aprendem como observar doenças nas plantas e como tratá-las. Na etapa final, eles colocarão em prática o aprendizado adquirido nas aulas e farão trabalhos de jardinagem nos canteiros da instituição. O curso tem duração de 40 horas.

Para o prefeito Ademir de Lima, com esta capacitação estamos preparando nossos munícipes e colaboradores, assim futuramente gerar oportunidades a esses trabalhadores que adquirem novos conhecimentos e perspectivas de crescimento profissional. “Com a mão de obra qualificada quem ganha é a cidade, onde nossos praças e jardins públicos e privados terão a manutenção executada profissionalmente”, declara.

CONTEÚDO

As aulas seguem a Cartilha do Senar, que é bem simples e com ilustrações que trata de forma detalhada as operações necessárias para a implantação de jardins. Com temas desde o conhecimento dos recursos locais, das ferramentas e das atividades para sua preservação do meio ambiente, da saúde e segurança do trabalhador e de assuntos que possam intervir na melhoria da qualidade e produtividade do jardim.

Produção de mudas, controle de pragas manutenção do jardim, exterior e adubação são outros assuntos abordados na capacitação, oferecida pelo Senar-MT, que é a entidade que atua na profissionalização rural voltada a homens e mulheres de todo o estado. Juntamente com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária e os Sindicatos Rurais, compõem a Famato.