Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Comemora 55 Anos Com Acoes Concretas

GERAL: Jaciara comemora 55 anos com ações concretas

Publicado em: 20 de Outubro de 2013
Texto: José Marques/Ascom

No próximo dia 21 de outubro Jaciara completa 55 anos de emancipação político administrativa. Protagonista de histórias que marcam o Estado de Mato Grosso, o município vive um 2013 de muitas conquistas e ações concretas, com o trabalho da atual administração voltado para a gestão participativa, promovendo a interação com cidadão.

Assistência Social, Infraestrutura, atenção a Saúde, Educação, Agricultura Familiar, dentre outras áreas, concentram projetos e trabalhos que já fazem a diferença na vida da população.

A empresária Maildes Ferreira da Silva, que mora há 45 anos na cidade, destaca tudo que melhorou significavelmente. “Jaciara está de parabéns e para mim tudo já melhorou 100% com essa lama asfáltica, sinalização, caminhões de lixo novos e muito mais. Em pouco tempo de gestão já temos um bom trabalho”, analisou.

Estudantes da zona rural também têm o que comemorar com a aquisição de novos ônibus, mais seguros e confortáveis.  Assentamento São Francisco, Distrito de Celma, Fazenda Vertente, dentre outras areais rurais foram beneficiadas com os veículos, fruto de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

“Agora temos um ônibus confortável e não preciso mais acordar tão cedo. Assim chego mais disposta na escola e até presto bem mais atenção nas aulas”, relatou a estudante Andreina Braganhalo (13).

Educação e saúde com responsabilidade

Uma gestão preparada, pautada nas necessidades do cidadão. É dessa forma que a administração atua em resposta as demandas.

Seguindo os passos positivos, a Secretaria Municipal de Educação realizou a Conferência Nacional de Educação (Conae), que debateu em torno da Educação brasileira e suas melhorias.

Com isso foram gerados resultados positivos em âmbito municipal. Segundo a primeira dama e secretária Municipal de Educação, Elisabete de Oliveira Lima, os profissionais da educação participam constantemente de formações, a fim de agenciar melhorias no ramo educacional. Também são promovidos diversos eventos escolares, que incentivam a interação mais sólida entre pais e educadores.

Ciente da ampla responsabilidade no Vale do São Lourenço, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve trabalhos e projetos que visam atender, da forma mais abrangente, a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a média de 3500 procedimentos mensais, o Hospital Municipal de Jaciara está em processo de reforma, com um investimento estimado em 470 mil reais. De acordo com secretário de Saúde do Município, Edinaldo Fernando, os pacientes agora contam com os atendimentos de novas especialidades, assim como otorrinolaringologista, endocrinologista, cirurgião vascular, pneumologista e neurologista. Isso também somado a mais de 20 tipos de exames clínicos e 70 laboratoriais.

Gestão operante firma Infraestrutura atuante

Além da reforma de estradas, limpeza da cidade colocando também para trabalhar a todo vapor nas ruas o caminhões novos de coleta, a equipe de infraestrutura tem resolvido muitos problemas de forma eficaz.

Os trabalhadores e suas máquinas, atuando em só ritmo, não medem esforços na execução de serviços de qualidade. Além da lama asfáltica, que transformou o visual da cidade, são realizados serviços constantes de tapa buracos, dentre outros.

É importante salientar que atualmente, graças a atuação do Executivo Municipal ante a elaboração de projetos, Jaciara foi contemplada com vários maquinários que irão facilitar a qualidade de atendimento ao setor rural do município. Dois Tratores, uma Retroescavadeira, uma Caminhonete, e uma Motoniveladora, além de 120 toneladas de calcário que agora atenderão os nossos pequenos agricultores.

Atenção social é base para famílias

Dentre os vários programas executados pela Secretaria Municipal de Gestão Social, podemos destacar o Acessuas Trabalho, que tem como principal objetivo promover o acesso ao mundo do trabalho através da qualificação profissional.

Atividades constantes, que envolvem os idosos por meio do projeto Conviver, tem feito a diferença na vida dos que estão na melhor idade. Já a infância e juventude não é deixada de lado. Para isso são desenvolvidos programas como Projovem e Préjovem.

Planejamento é base de uma administração atuante

Uma administração atuante, com base em um estudo mais complexo e eficaz, tem sido a linha seguida pela Prefeitura de Jaciara.

Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, são colocadas em tema todas as questões de demanda, pautando assim projetos sólidos e palpáveis.

No início do ano foi realizada a Conferência Municipal das Cidades, com o tema : “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, que vem ao encontro com a Gestão Participativa.

Todo esse trabalho tem rendido bons resultados, tornando-se referencial o elo entre o poder público e a sociedade civil.