Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Analise Tecnica Comprova Necessidade Em Reestruturar Dae

GERAL: Análise técnica comprova necessidade em reestruturar Dae

Publicado em: 19 de Agosto de 2013
Texto: José Marques/Ascom

Durante a manhã do último domingo (18), o prefeito Ademir Gaspar de Lima, na companhia dos vereadores Abduljabar Mohammad, Fábio Gardin, Sidney Soares, Emerson Guimarães da Silva e Adnan Alli, esteve visitando as instalações do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaciara. Na visita técnica foi confirmada a necessidade de uma reforma geral no sistema de abastecimento e tratamento.

Segundo o técnico em abastecimento João Pereira da Silva, funcionário de órgão há 31 anos, os tanques não passam por reformas completas há mais de 30 anos, a não ser obras paleativas.

Apontando os vários problemas nos processos de captação, tratamento e distribuição de água, Pereira considerou necessário e de extrema urgência reparos imediatos. “Parabenizo o poder público pela iniciativa em reconhecer que esse sistema precisa de uma reforma urgente e estar tomando medidas necessárias para que isso aconteça”, analisou.

Na última semana foi votada na Câmara de Vereadores a Lei do Executivo Municipal, que define um reajuste na conta de água, sendo a mesma aprovada por unanimidade.

A readequação foi pautada em estudos técnicos e equivale a um aumento de seis reais a mais por metro cúbico, ou seja, de nove para 15 reais. De acordo com a avaliação, mesmo com a mudança no cálculo, o município continua com uma das tarifas mais baixas do Estado.

Ainda nos primeiros meses, a atual administração executou diversos serviços, que garantiram a melhoria no abastecimento, assim como a troca de canos centrais de amianto por PVC, dentre outros serviços. Isso diminuiu em mais de 10% o índice de desperdício

O prefeito informou também que foi protocolado na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um projeto de reestruturação completa do sistema, orçado em aproximadamente 13 milhões de reais, que aguarda por aprovação. “Estamos aqui para mostrar o que precisa ser reformado e onde esse dinheiro será investido, pois queremos transformar o Dae em um sistema sustentável”, comentou.