Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Recebe Curso De Doma Racional

GERAL: Jaciara recebe curso de Doma Racional



Publicado em: 16 de Maio de 2013
Texto: Aline Bassanesi/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

Está acontecendo em Jaciara, o primeiro curso de “Doma Racional com o Básico em Rédeas”. O curso se caracteriza por ensinar os alunos a domar cavalos de uma forma racional, sem agredir cavalo ou cavaleiro. “Antigamente a doma era bruta e machucava tanto o cavalo quanto o cavaleiro. Nessa doma, trabalhamos com a confiança do animal, criando uma proximidade com ele e o amansando sem prejudicar ninguém”, explicou o instrutor do curso, André Nascimento, que é especialista em doma de cavalos e mulas.

A Doma Racional é novidade no município, o curso é oferecido pelo Governo do Estado e tem parceria com SINE e Prefeitura de Jaciara. As aulas começaram na segunda-feira (13) e encerram-se nesta sexta-feira (17). São 16 alunos que estudam a teoria e prática da doma das 7h às 17h.

De acordo com a superintendente da Qualificação Mato Grosso, Elzira Batista, os cursos oferecidos pelo Governo do Estado não geram apenas qualificação, mas também mão de obra e renda para a maioria dos alunos. “O Governo através do Setas, oferece mais de 40 cursos em todo o estado e Jaciara é atendida com 6 deles. Isso gera qualificação e renda para muitas pessoas que estão desempregadas, incentivando assim, o trabalhador a conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho”, comenta Elzira.

Durante o curso, os alunos que levaram seus próprios cavalos, tiveram a oportunidade de pegar um animal xucro e transformá-lo em um animal dócil e domado. “Esse curso que o Governo oferece e que a prefeitura apóia é muito bom pra gente que já mexe com isso. Além de nos profissionalizarmos, também teremos a chance de conseguir um bom emprego na área. Eu mesmo, antes de ver o curso, só conhecia a doma bruta e hoje eu vejo que com dedicação, vontade e paciência, a gente consegue domar o cavalo sem machucar ninguém”, destacou Luiz Carlos Nunes, aluno do projeto.

O prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima, também acompanhou o curso nesta quarta-feira (15) e presenciou de perto a evolução dos alunos. O curso que leva qualificação e renda a muitas famílias também se preocupa com a segurança no trabalho, beneficiando assim, o homem e o animal.


Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!
Últimas Notícias