Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Primeira Fabrica De Telhas Da Regiao Sul Sera Em Jaciara

GERAL: Primeira fábrica de telhas da região sul será em Jaciara

Publicado em: 10 de Janeiro de 2013
Texto: José Marques/Ascom

O acordo foi firmado durante a tarde dessa quinta-feira (10), entre o prefeito de Jaciara Ademir Gaspar de Lima e o proprietário da Cerâmica São Bento, Eustáquio Machado. O atual chefe do Executivo Municipal pretende reforçar a política de incentivo a instalação de novas empresas no município, visando o fortalecimento da matriz econômica e um aumento significativo na geração de empregos.  No convênio o município fará a doação de uma área de 4 hectares no Distrito Industrial, o equivalente a 40.000 metros quadrados.

De acordo com o empresário da fábrica de telhas, o investimento será de aproximadamente oito milhões de reais, sendo 50% do valor financiado pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO e outra metade com recursos próprios.

Segundo ele, o novo empreendimento vai oferecer de 50 a 60 campos de trabalho, beneficiando, em sua maioria, a mão de obra feminina “Teremos a capacidade de produção de 400 mil telhas e 600 mil tijolos por mês”, garantiu.

Machado destacou ainda que pretende reaproveitar todo o tipo de resíduo como matéria prima, o que animou Ademir, que já possui projetos voltados para a preservação ambiental.  “Teremos um forno de 160 metros de comprimento, automatizado e que não gera resíduos”, complementou.

A Cerâmica São Bento está a 20 anos instalada no Estado de Mato Grosso, possuindo sedes em Cuiabá e Várzea Grande e atendendo grandes centros, como Rondônia, Acre e Santarém.

Para ser colocado em prática, o projeto passará pela aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. O vereador Sidney Soares (Ney), que também esteve presente na reunião, informou que, para maior agilidade no tramite, uma sessão extraordinária poderá ser convocada. “Pretendemos sempre trabalhar em conjunto com o legislativo”, finalizou o prefeito Ademir.