Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Sediou V Encontro Estadual De Conselheiros Tutelares

GERAL: Jaciara sediou V Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares

Publicado em: 22 de Maio de 2012
Texto: José Marques/Ascom

Como parte das atividades da Semana Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, que aconteceu de 17 a 18 de maio, Jaciara sediou o V Encontro Estadual de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso. A abertura do evento aconteceu na última quinta-feira (17) no auditório Professor Lucas, Centro de Eventos.

A principal pauta do encontro, onde foram realizadas palestras e debates, foi a discussão de políticas públicas, com o objetivo de estabelecer uma interlocução entre os atores do sistema de garantia de direitos. Diversos temas foram abordados, com o foco principal visado na importância do trabalho dos conselheiros tutelares.

O valor dessa tarefa foi enfatizado pela juíza de direto da Vara da Infância e Juventude, Gisele Alves da Silva. Ela destacou a importância em divulgar o trabalho do Conselho tutelar. “Eles (conselheiros) são bem ativos. Pessoas que desenvolvem além das suas funções. Pessoas que conhecem os problemas. O trabalho deles é de extrema importância, não só na prevenção, mas como após qualquer ocorrência”, comentou.

A magistrada afirmou ainda que o serviço dos conselheiros tem servido como suporte. “Tenho eles como parceiros”, ressaltou, salientando a questão estrutural, oferecida pelo município, que se torna fundamental para o empenho e eficácia dos trabalhos.

Afirmação essa também reforçada pelo prefeito Max Russi. “Temos um conselho atuante e que presta um belo trabalho”, garantiu o prefeito, lembrando da lei municipal 1440/2002, autorizada pelo Tribunal de Contas da União, que equipara o salário dos conselheiros aos educadores de nível superior. Para o chefe do Executivo Municipal, “através dos conselhos fortalecidos é que oferecemos um melhor suporte ao desenvolvimento das crianças e adolescentes de nosso município”.

Para o palestrante Marcelo Nascimento, que é representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e coordenador geral do Sistema de Garantias de Direitos, esse foi um acontecimento louvável. “Nós estamos em festa. Na busca de um conhecimento, para defender os direitos das crianças e adolescentes”, discursou.

O encontro também teve a participação da presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso – UNIFICAR, Iraides Quirino Xavier, do  visece presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirceu Belarmino e do coordenador do SIPIA de Mato Grosso, o sociólogo Mauro Ramos.

Ao final da solenidade, foram apresentadas atrações de música, teatro e dança, com a participação de adolescentes do programa federal Projovem, Prejovem, desenvolvidos pala Secretaria Municipal de Gestão Social, além de outros projetos sociais.