Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude E Educacao Unidas Dao Inicio Ao PSE

GERAL: Saúde e Educação unidas dão início ao PSE



Publicado em: 05 de Março de 2012
Texto: Aline Bassanesi/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

 

Na manhã desta segunda-feira (05) deram-se início as ações da Semana de Mobilização Nacional do Programa de Saúde na Escola – PSE, que neste ano tratará do tema “Prevenção e Obesidade de Crianças e Adolescentes” em parceria com a rede de Atenção Básica. A abertura oficial aconteceu na Escola Estadual Santo Antônio.

De acordo com Ednaldo Fernando de Souza, secretário municipal de Saúde, o intuito é incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando à aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.

A diretora da Escola Santo Antônio, Maria de Lourdes, ressaltou a importância desse projeto nas escolas. Ela comenta que já havia presenciado programas semelhantes a esses em escolas públicas e que o retorno é garantido, porque traz melhorias aos alunos, os alertam sobre drogas e os demais problemas que atingem a sociedade.

O secretário de Governo, Ademir Gaspar de Lima, também comentou sobre a importância dessas parcerias. “Esse trabalho é muito importante como agente transformador, e em conjunto com a secretaria de Saúde do município, realizaremos um trabalho de prevenção, trazendo benefícios a esses estudantes”, comenta.

Esse projeto garante uma parceria entre os departamentos de saúde e educação, envolvendo profissionais de ambas os setores, tais como professores, coordenadores, diretores das escolas, enfermeiros dos Postos de Saúde Familiar, Núcleo de Assistência e Saúde Familiar (Nasf) e equipe da Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário de Educação, Emerson Guimarães, essas parcerias trazem a família até a escola e dessa forma, compartilham conhecimento dirigido especialmente aos alunos envolvidos.


Últimas Notícias