Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Pa Carregadeira Vai Melhorar Suporte A Agricultura Familiar

GERAL: Pá Carregadeira vai melhorar suporte a agricultura familiar

Publicado em: 19 de Janeiro de 2012
Texto: José Marques/Ascom

A Prefeitura de Jaciara viabilizou uma Pá Carregadeira de última geração para auxiliar nos trabalhos realizados nas áreas rurais. O convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) continuará beneficiando o município com mais equipamentos esse ano, sendo eles dois tratores e uma caminhonete.

O maquinário vai auxiliar na recuperação de estradas vicinais, abertura de trajetos, recuperação de vias de acesso, dentre outros serviços relacionados.  Avaliado em mais de trezentos mil reais, entre verbas federais e municipais, o veículo possui um sistema computadorizado, onde é possível estabelecer um baixo consumo de combustível, chegando a 25% de economia em relação a outras carregadeiras do mesmo porte.

Dentre uma série de funções, assim como a fácil operação, o equipamento oferece um sistema de monitoramento remoto, que permite o rastreamento via satélite, além do diagnóstico de manutenção.

Esse tipo de investimento é primordial para facilitar a vida do homem do campo, o que inclui comunidades de fazendas, assentamentos, sítios, chácaras e outros tipos de propriedades rurais.  O prefeito Max Russi garante a priorização de programas de fortalecimento da agricultura familiar através de ações desenvolvidas pela administração municipal.

Graças ao trabalho executado pela atual gestão, no final do ano passado foi implantada mais uma feira livre, agora no Bairro Nova Jaciara. Os projetos aplicados, grande parte deles de âmbito municipal, geraram um aumento significativo na produção dos agricultores.

Tudo isso faz parte do Plano de Desenvolvimento Rural, cujo um dos objetivos principais é diversificar a produção local, incentivando as famílias do campo.