Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Com A Chegada Do Periodo Chuvoso Vigilancia Ambiental Intensifica Acoes Em Combate Ao Aedes Aegypti

COMBATE: Com a chegada do período chuvoso Vigilância Ambiental intensifica ações em combate ao Aedes Aegypti

Publicado em: 26 de Outubro de 2018
Texto: Vigilância Ambiental e ASCOM-PMJ
Foto: José Anchieta

Começou a temporada das chuvas, por esse motivo é preciso estar atento aos focos de dengue em recipientes ou objetos deixados nos quintais como latas, cascas de ovos, lonas, vasos de plantas, pneus, entre outros.

O resultado dessa falta de cuidado são criadouros e focos do Aedes Aegypti e o de doenças como a dengue, zica vírus e a febre chikungunya, doenças que até então eram consideradas tropicais, mas que mudaram o comportamento e atualmente estão presentes durante todo ano.

Preocupada com essa situação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Ambiental tem ampliado seus mutirões, inspeções e trabalhos educativos em todos os bairros e unidades de saúde, preparando a população para ficar atenta durante todo ano, essa parceria tem dado certo, afinal todos são importantes para o processo.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) as perspectivas em relação a esse final de 2018 e 2019 é que surjam novos surtos em Mato Grosso, a capital Cuiabá já contabiliza cinco mortes pela chikungunya e mais dois sob investigação, além de duas mortes por dengue. Por isso todo cuidado é pouco, chame  parentes, vizinhos, amigos, colegas e mãos à obra no combate e a prevenção contra a dengue, zica vírus e febre chikungunya.

Vale que ressaltar que, a presença dos agentes de combate às endemias, bem como as agentes comunitárias de saúde, é fundamental para identificar possíveis focos ou criadouros e orientar qualquer morador com suas dúvidas. Toda a rede da saúde municipal está preparada para qualquer evento se for necessário.

Clique na Imagem para Ampliar!