Saúde

Hipertensos e diabéticos recebem atendimento especial no Hiper Dia da Secretaria de Saúde

Jaciara, 28 de setembro de 2018

Foto: Sec.Saúde

O "Hiper Dia" é uma ação da Prefeitura de Jaciara através da Secretaria de Saúde que visa alertar a população sobre doenças como a hipertensão e a diabetes. Nesta sexta-feira (28), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 8 atendeu mais de 50 usuários.

Os serviços disponíveis foram aferição de pressão, pesagem e teste de glicemia. Além disso, os pacientes puderam solicitar exames de rotina e renovar as receitas de medicamentos.

A hipertensão, é considerada uma doença silenciosa, faz com que o coração  exerça um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, mais de 30 milhões de pessoas são hipertensas e apenas 10% faz o controle adequado da doença.

Um estudo recente do Ministério da Saúde mostra que em 10 anos o índice de diabéticos aumentou em 61% em maiores de 18 anos que moram em capitais. A mudança de hábitos é fundamental para controlar a doença.

A enfermeira, Bruna Fontaneli, explicou que o "Hiper Dia" acontece mensalmente nas unidades de Jaciara. "Essa é uma forma de avaliar a condição de saúde em que cada um de encontra e fortalecer ainda mais o vínculo com eles. Tivemos a oportunidade também de falar um pouco sobre a campanha Setembro Amarelo que previne o suicídio", informou.

Publicado em 28/09/2018

Fonte: ASCOM-PMJ