Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude Encaminha 100 Pacientes Para Fazer Mamografia Em Rondonopolis

PREVENÇÃO: Secretaria de Saúde encaminha 100 pacientes para fazer mamografia em Rondonópolis



Publicado em: 28 de Setembro de 2018
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

A Secretaria de Saúde lançou, nesta sexta-feira (28), a campanha Outubro Rosa que tem como objetivo alertar as mulheres e a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O evento aconteceu no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA).

As participantes também receberam encaminhamentos para fazer o exame de mamografia, um tipo específico de radiografia capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

50 mulheres serão atendidas neste final de semana em Rondonópolis e o próximo grupo fará o exame no próximo sábado. "Com isso vamos zerar a fila de mamografia em nossa cidade, sabemos que o câncer de mama tem matado muitas mulheres então, o melhor caminho é sempre a prevenção", comentou o secretário de Saúde, Fabrício Fabian.

A enfermeira, Patrícia Rodrigues, conversou rapidamente com as pacientes sobre autoestima, prevenção e saúde. "Nós temos muitos afazeres, trabalhamos, cuidamos da casa, dos filhos, do marido, mas não podemos esquecer de cuidar de nós mesmas e, principalmente, da nossa saúde. É importante tomarmos bastante água, praticar atividade física, dormir bem e lutarmos para termos uma vida mais leve e saudável", ressaltou a enfermeira.

A partir de segunda-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão disponíveis para fazer exame preventivo, que serve para detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. Os horários de funcionamento das unidades é das 7h às 11h e das 13h às 17 horas.


Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!
Últimas Notícias