Você está em: Início / Imprensa / Notícias / NASF Realiza Programacao Sobre A Campanha Setembro Amarelo Para Usuarios Do CAPS

CAPS: NASF realiza programação sobre a campanha Setembro Amarelo para usuários do CAPS



Publicado em: 20 de Setembro de 2018
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Neste mês está sendo realizada a campanha Setembro Amarelo com intuito de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. A Secretaria de Saúde por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou, quinta-feira (20), um bate-papo para falar sobre o assunto com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com a psicóloga, Mirna Aparecida, existe um grande número de pessoas que sofrem com problemas psicológicos e não buscam ajuda. "A grande problemática da questão do suicídio é que a pessoa acha que não tem saída, a situação fica muito complicada pra ela mesma, ela acredita que tirando a própria vida vai resolver o problema", explicou.

Porém, a psicóloga destacou que existem formas de prevenção e também como e detectar que um individuo está com quadro pré suicídio. "Existe tratamento, a psicoterapia, tratamento medicamentoso, orientado  pelo psiquiatra, terapia ocupacional, grupos de apoio e a família também é fundamental nesse processo", concluiu Mirna.

A farmacêutica, Tatiana Canovas, aconselhou os usuários a analisarem as prescrições médicas. "É importante saber quais são as possíveis reações que os medicamentos podem causar, pois muitos deles causam problemas cardíacos, dependência, entre outras consequências prejudiciais à saúde", destacou.

O evento contou também com a presença da nutricionista, Paula Eleonora, que falou sobre "Alimentos x Emoções", fazendo uma relação entre os alimentos e doenças como ansiedade, depressão, entre outras.

 "A alimentação pode ajudar no controle e tratamento das emoções, com o intestino funcionando adequadamente, tomando muita água ao longo do dia, aumentando o consumo de alimentos ricos em fibra e ômega 3 e também comer nutrientes que estimulam a produção de serotonina", informou a nutricionista.

Os profissionais da Educação Física, Hércules Santana e Willian Fernando ressaltaram a importância da prática de atividades físicas visando uma vida mais saudável tanto fisicamente quanto mentalmente.


Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!
Últimas Notícias