Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Poetisa Que Participou Da Caravana Da Transformacao Homenageia Equipe Da Secretaria De Saude De Jaciara E Governo De MT

HOMENAGEM: Poetisa que participou da Caravana da Transformação homenageia equipe da Secretaria de Saúde de Jaciara e Governo de MT

Publicado em: 12 de Junho de 2018
Texto: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Gratidão é o sentimento que carrega a poetisa Brasilina Silva Santos por ter participado em 2017 da Caravana da Transformação. Um programa do Governo do Estado de Mato Grosso que  trouxe para Jaciara serviços de saúde e cidadania, com foco em cirurgias de catarata e pterígio para pessoas acima de 55 anos.

A satisfação da poetisa foi tão grande que surgiu inspiração para descrever em forma de poesias como foi sua experiência em fazer parte da Caravana. "Quando bem pequenina mesmo sem saber ler e escrever eu já montava as poesias na cabeça. As minhas noites de insônia, geralmente, me rendem muitas poesias", contou.

"Deus me concedeu o dom de rimar, de escrever textos literários e, já, tenho vários livros escritos mas, ainda encontro dificuldade para publicá-los, as nossas leis de cultura ainda são muito burocráticas, mas apesar da dificuldade vou continuar escrevendo. Quero agradecer também toda a equipe da Secretaria de Saúde que nos tratou e nos trata sempre tão bem", concluiu a senhora.

A secretária adjunta de Saúde, Luciana Martins declarou que é muito bom começar a semana como uma homenagem tão linda, vindo de uma pessoa com um dom tão bonito como o da dona Brasilina. "Maior ainda é a satisfação que nós temos em vê-la podendo escrever seus poemas novamente, graças a essas cirurgias muitos idosos puderam voltar a fazer suas atividades. Agradeço ao prefeito Abdo por oportunizar o município de Jaciara a participar dessa ação".

"Além das pessoas que foram atendidas em Jaciara também tivemos a oportunidade de levar 100 pacientes para a Caravana que foi realizada em Rondonópolis. É muito gratificante ver esses pacientes voltarem a enxergar, então agradecemos ao prefeito e também ao Governo do Estado", destacou o diretor da Atenção Básica, Fabrício Fabian.

Segundo a assistente social Alice Siqueira mesmo que já tenha passado algum tempo desde a Caravana as pessoas que participaram do programa declaram que o que aconteceu foi um marco na vida delas. "A partir daí elas voltaram a ter um pouco de dignidade, voltaram a poder enxergar e isso para nós é muito importante", afirmou Alice.

A Caravana da Transformação beneficiou, muitas pessoas, entre elas a poetisa Brasilina que agora pode declamar suas poesias sem dificuldades para enxergar. Confira um de seus trabalhos:

"Um dos melhores projetos que já se fez em Mato Grosso

A Caravana da Transformação com certeza é um colosso

O Governo Estadual criou essa inovação

Para visitar as cidades e ir direto ao cidadão

O nosso povo era sofredor, por não poder pagar uma cirurgia

Essa Caravana maravilhosa à todos trouxe alegria

Pessoas com catarata nem exerciam a profissão

Com esse fenomenal projeto foi lhes restituída a visão

A grande maioria era idosos que já lutaram tanto neste mundo

Viviam quase a cegueira num sofrimento profundo

Muitos até choravam comovidos por não ler a sagrada escritura