Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Ja Tem Data Para Comecar A Vacinacao Contra A Gripe H1N1

PREVENÇÃO: Prefeitura já tem data para começar a vacinação contra a gripe H1N1

Publicado em: 11 de Abril de 2018
Texto: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ

Muita gente anda preocupada com a gripe H1N1, diante disso, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde informa a toda população algumas medidas de prevenção contra o vírus.

Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço (preferencialmente descartável), lave as mãos frequentemente com água e  sabão ou álcool gel, especialmente depois de tossir ou espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha ambientes bem ventilados, evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da gripe, não saia de casa em período de transmissão da doença, evite aglomerações e ambientes fechados e adote hábitos saudáveis.

“Nós queremos deixar claro para a população que os sinais de alerta são febre alta, juntamente com tosse seca, falta de ar, dores musculares e de cabeça. Além disso, deve-se ficar atento se o caso dura mais que dois dias” informou o diretor do Hospital Municipal de Jaciara (HMJ), Haitham Ahmad.

O médico ainda ressalta que nesse contexto, se o caso persiste e piora, recomenda-se procurar ajuda médica o mais rápido possível. A Secretaria de Saúde já está se preparando para receber as vacinas contra a gripe.

Entre os dias 23 de abril e 1º de junho começará a Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1. Já o dia “D” está marcado para 12 de maio, todas as Unidades de Saúde da Família e o CIAAS (Centro Integrado de Atenção e Atendimento em Saúde) estarão prontos para atender a comunidade.

O Ministério da Saúde selecionou grupos prioritários para vacinar que são, crianças de 6 meses até 4 anos de idade (completos), trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filho até 45 dias após o parto, professores em atividade, idosos acima de 60 anos e os pacientes que possuem comorbidades.

A responsável pela vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Mari Rose Oliveira, destacou o que é comorbidade. “Essas comorbidades são pessoas que apresentam doenças crônicas seja, respiratória, cardíaca, renal, neurológica, além de diabetes, pacientes com imunossupressão, obesos, pacientes transplantados e aqueles que possuem trissomias”, explicou.

Em Jaciara, a cada semana será vacinado um grupo prioritário para que não aconteça aglomeração de pessoas nas unidades e até mesmo falte vacina."Fiquem tranquilos porque haverá vacina para todos. O Ministério da Saúde ainda não enviou os lotes de vacina mas, assim que enviar nós daremos início a campanha que está programada para o dia 23 de abril", concluiu Mari.