Prefeitura Municipal de Jaciara Tratamento contra o tabagismo é oferecido em todos os PSFs - Prefeitura Municipal de Jaciara

Tratamento contra o tabagismo é oferecido em todos os PSFs

Jaciara, 08 de fevereiro de 2018

Foto: Jefferson José

Parar de fumar não é tão simples quanto parece, afinal, trata-se de uma dependência química e tomar a decisão de abandonar o fumo pode causar grandes desconfortos tanto no corpo, quanto na mente. Segundo dados de 2017 do Governo do Brasil, o país ocupa o oitavo lugar no ranking de fumantes, sendo, 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens.

Visando o combate desse mal que atinge tantas pessoas, em Jaciara todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estão disponibilizando medicamentos para fumantes que desejam largar o vício. Na tarde do dia 7 de janeiro, quarta-feira, aconteceu a entrega de remédios para um grupo, no PSF 5.

O tratamento é realizado em dez semanas, durante esse período o paciente fará uso da nicotina através de adesivos, primeiro com 21 mg, depois 14 mg, finalizando com 7 mg. Para complementar o processo o enfermeiro da unidade passa também a bupropiona e uma goma de mascar que ajudam a controlar a ansiedade e amenizam os efeitos da abstinência.

Essa ação conta com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). “As pessoas que tiverem interesse em fazer o tratamento precisam procurar os postos de saúde para fazer uma inscrição. Nosso objetivo é dar uma qualidade de vida para as pessoas que precisam desse tratamento”, destacou o enfermeiro, Douglas Leite.

Publicado em 08/02/2018

Fonte: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ