Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vacina Contra A Febre Amarela Esta Disponivel Nas Unidades De Saude De Jaciara

PREVENÇÃO: Vacina contra a febre amarela está disponível nas Unidades de Saúde de Jaciara



Publicado em: 23 de Janeiro de 2018
Texto: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ
Foto: Divulgação / Reprodução

Os noticiários diariamente veiculam notícias sobre a febre amarela, trata-se de uma doença causada por vírus e possui dois ciclos: silvestre, transmitido pelos mosquitos haemagogus e sabethes (comuns em matas) e o urbano, propagado pelo aedes aegypti.

Diante disso, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde informa que todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) possuem a vacina contra a doença, porém, não há necessidade de pânico.

Segundo informações da enfermeira do PSF 8, Bruna Fontaneli, a principal forma de prevenção contra a doença é justamente a vacina. “Ela faz parte do calendário básico de vacinação. Antigamente a vacina era tomada aos nove meses de idade, depois era necessária dose de reforço a cada 10 anos, mas desde o ano passado o Ministério da Saúde mudou o calendário básico, sendo suficiente uma dose única, conferindo imunidade durante toda vida”, disse a enfermeira.

A enfermeira ainda explica que aqui em Mato Grosso e Jaciara não há casos suspeitos e nem confirmados da doença, então, a população pode ficar tranquila. Além disso, as pessoas que procurarem as unidades de saúde devem levar os comprovantes de vacinação, caso tenham perdido deverão tomar a vacina novamente. “Mas alertamos que doses repetidas sem necessidade podem causar um efeito adverso”, frisou Bruna.

 


Últimas Notícias