Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude De Jaciara Disponibiliza Suplementacao De Vitamina A Nos Oito PSFs

SUPLEMENTAÇÃO : Secretaria de Saúde de Jaciara disponibiliza suplementação de Vitamina A nos oito PSF´s



Publicado em: 06 de Junho de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Imprensa Prefeitura Jaciara
Foto: Márcio Fidélis

Crianças de 6 a 59 meses de idades e mulheres no pós-parto (antes da alta hospitalar) podem adquirir suplementação de vitamina ‘A’ em uma dos oito Programa Saúde da Família (PSF) em Jaciara. Na unidade, além da aplicação, o assistido também recebe orientações sobre a importância do consumo de alimentos fontes de vitamina A.

De acordo com a secretária de Saúde, Fábia Cristina Nogueira, a vitamina ‘A’ faz parte do programa federal, o qual determina que cada município adote estratégia para a identificação da população que será atendida com a aplicação da suplementação disponibilizada em cápsulas com dois tipos de doses.

“Nosso objetivo é identificar o público alvo através da demanda espontânea nas unidades de saúde durante as consultas regulares do crescimento e desenvolvimento infantil e do pré-natal; Por busca ativa, realizada por meio dos agentes comunitários de saúde, equipe de Saúde da Família; Em campanhas de vacinação e em maternidades; entre outros”, finaliza a secretária.

A vitamina ‘A’ é essencial às funções ligadas ao sistema visual, crescimento e sistema imune, reduzindo a gravidade das infecções e, por consequência, promovendo recuperação mais rápida de diarreias.

O programa consiste na suplementação preventiva com megadoses de vitamina ‘A’ de 100.000 UI às crianças de 6 a 11 meses e com megadoses de vitamina A de 200.000 UI às crianças de 12 a 59 meses e às puérperas.

A reserva adequada de vitamina ‘A’ reduz em 24% a mortalidade infantil, 28% da mortalidade por diarreia e 45% da mortalidade por todas as causas em crianças HIV positivo.

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia em Saúde – PNDS (2006), a prevalência de deficiência dessa vitamina é de 17,4% em crianças menores de cinco anos e de 12,3% em mulheres em idade fértil.


Últimas Notícias