Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara E Outros 140 Municipios Recebem Incentivos Para Combater O Aedes Aegypti

MOBILIZAÇÃO: Jaciara e outros 140 municípios recebem incentivos para combater o Aedes Aegypti

Publicado em: 21 de Janeiro de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

A Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde participou na tarde de terça-feira (20), em Cuiabá, da assinatura de um termo de compromisso do Plano Emergencial de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e assistência à gestante e crianças com microcefalia em Mato Grosso. Na ação estarão envolvidas as três esferas (municipal, estadual e Governo Federal).

O prefeito Ademir Gaspar de Lima e a secretária municipal de Saúde, Fábia Nogueira Staudt Betim, juntamente com outros 100 prefeitos, gestores de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além e autoridades estaduais e municipais marcaram presença no grande ato de chamamento para a mobilização, para a qual serão destinados R$ 20 milhões aos municípios com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Para o prefeito Ademir, esse é um momento importante na Saúde Pública de Mato Grosso, principalmente para Jaciara. O Governo do Estado e Governo Federal desencadeia uma operação de incentivo, mobilizando os agentes de saúde, os agentes de endemias, corpo de bombeiros, associações comerciais, sociedade civil organizada e prefeituras através de todas as secretarias.

“Todos nós precisamos entrar juntos nessa luta contra esse mosquito tão pequeno que faz um estrago tão grande. São vidas que estão sendo ceifadas, pessoas doentes nos hospitais, o poder público gastando dinheiro, as pessoas que ficam sem poder trabalhar, bastante prejuízo para o ser humano. Esse incentivo é para os agentes se dedicarem mais, mas só vamos conseguir resultados positivos com a colaboração de todos”, ressalta Ademir.

Dados

Ainda de acordo com o prefeito, foi detectado que o foco maior em no em Jaciara são naqueles terrenos maiores com mais 50 metros de profundidade. Vamos mobilizar nossa sociedade para combater esse mal. O poder público vai fazer sua parte e mobilizar todos para juntos nesta guerra vencer o mosquito.

Mato Grosso registrou 29.396 casos de Dengue em 2015, aumento de 150,6% comparando com 2014. Trinta e dois municípios tiveram casos de Chikungunya notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), totalizando 207 casos durante o ano de 2015.

Em relação ao Zika vírus, 1.815 amostras biológicas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen) para diagnóstico diferencial. Deste total, 39 amostras foram liberadas com 14 exames positivos. Entre as cidades que apresentaram mais casos estão Várzea Grande (1.424 casos), Cáceres (1.024 casos) e Chapada dos Guimarães (250 casos). O estado já tem 134 casos suspeitos de microcefalia, registrados em 14 municípios.

Incentivo

Para dar efetividade às ações já desenvolvidas pelos 141 municípios mato-grossenses, o Governo do Estado instituiu um incentivo financeiro estadual para os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e para os Agentes de Combate às Endemias (ACE) no valor de R$ 200 por agente. O valor é uma bonificação e visa estimular e intensificar o desenvolvimento das ações voltadas para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti.

“É uma honra, como governador poder ajudar esses profissionais da atenção básica e da atenção primária. No ano passado apresentamos à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permite passar mais recursos para atenção básica, porque entendemos que quando se investe na atenção primária consegue economizar 80% dos recursos gastos na saúde curativa”, afirmou o Governador do Estado Pedro Taques.

O pagamento da bonificação terá duração de quatro meses consecutivos e os recursos financeiros serão transferidos do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de saúde, nas competências fevereiro, março, abril e maio de 2016. O valor total a ser repassado para cada município é variável e será calculado com base no número de ACS e ACE informado pelo município.