Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Assembleia Legislativa Promove Audiencia Publica Para Discutir A Saude Em Jaciara

REGIONALIZAÇÃO DO HMJ: Assembleia Legislativa promove Audiência Pública para discutir a Saúde em Jaciara

Publicado em: 07 de Novembro de 2015
Texto: Ana Maria Ferreira /Ascom Jaciara
Foto: Luan Ayalla

Em uma audiência pública realizada na sexta-feira (6), às 7h30, na Câmara Municipal de Jaciara foi discutida com a população, representantes da Assembleia Legislativa, prefeitos da região e o novo secretário estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, a situação da Saúde no município. O deputado estadual, José Carlos do Pátio, foi o autor do requerimento que visa discutir os problemas relacionados à saúde e que preocupam a população local que depende desses atendimentos.

A principal pauta foi à regionalização do Hospital Municipal de Jaciara. O HMJ atende e dá suporte para as cidades do Vale do São Lourenço além da BR 364 .  A discussão é antiga e de acordo com o deputado estadual José Carlos do Pátio, o debate é fundamental especialmente no que tange aos aportes financeiros para aprimorar os serviços do hospital. Na audiência foi mais uma vez mostrado às autoridades competentes a deficiência que se encontra instalada no setor devido a uma demanda muito grande com poucos recursos.

Durante o evento, os prefeitos evidenciaram ao secretário estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, que as Audiências são importantes e fundamentais, mas que no caso da Regionalização do HMJ, é importante que o Governo do Estado dê início à ações concretas e que garantam uma saúde de qualidade na região. “há alguns meses atrás esteve aqui a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na ocasião o ex-secretário Marco Bertulio fez compromissos conosco, como aumentar as cirurgias, transportes de ITIs, de fomentar o custeio do Hospital e até agora esses compromissos não foram cumpridos.” Lembrou o prefeito de Jaciara, Ademir aspar de Lima.

O Prefeito Ademir ainda ressaltou que o Município não negará atendimento às cidades vizinhas, embora tenha muito dificuldade em realizar em esses serviços.  “Jaciara não tem condições de arcar com essa conta sozinha e os municípios vizinhos também não tem responsabilidade nisso, porque a maioria dos serviços realizados é de responsabilidade do Estado, então cabe ao governo estadual efetivar esses compromissos.” Afirmou o Gestor.

Diante dessas colocações o secretário estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, disse que as reivindicações são plenamente plausíveis e que cada uma delas será enviada a área técnica e que em tempo hábil, elas serão atendidas. “Muitos recursos estarão sendo encaminhados para Jaciara e região através do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Alguns veículos destinados para cá já estão em fase final de licitação e logo chegarão aqui.” Disse ainda o secretário.

Quanto à Regionalização do Hospital Municipal, o secretário estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, disse que o governo está organizando vários núcleos jurídicos para analisar os pedidos de Regionalização em todo o Estado e que até o primeiro semestre do ano que vem essa situação do Hospital de Jaciara deve ser solucionada.