Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vacinacao Contra Gripe Comeca Neste Sabado Em Todos Os PSFs De Jaciara

IMUNIZAÇÃO: Vacinação contra gripe começa neste sábado em todos os PSF´s de Jaciara



Publicado em: 06 de Maio de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara
Foto: Divulgação / Reprodução

A 17ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa neste sábado (9) com o Dia “D”, e segue até o dia 22 de maio, nas oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município de Jaciara. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% dos grupos prioritários.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias do pós parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos (com apresentação da prescrição médica), trabalhadores de saúde e população indígena. Se você enquadra neste grupo prioritário procure um PSF mais perto da sua casa. No sábado, a vacinação será das 8 horas da manhã às 17 horas.

Neste ano, a campanha recebeu o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, que deverá imunizar contra três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) ressalta a importância da imunização, que é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, a doença atinge entre 10 a 20% da população do planeta, ou seja, cerca de 600 milhões de pessoas. Estima-se que entre 250 mil e 500 mil pessoas morreram por ano por complicações da gripe não tratada.

Eficácia da Imunização

De acordo com alguns estudos, foi apresentado que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalização por pneumonias e de 39% a 45% o da mortalidade global.

Restrição à Vacina

As únicas contraindicações à vacina da gripe são: quem tem alergia à proteína do ovo ou portadores de doenças neurológicas em atividade. Pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não tem essa alergia.

Recomenda-se que quem estiver gripado, estado febril ou sintomas da dengue, espere melhorar os sintomas para depois se vacinar. A imunização com a vacina deverá ocorrer todos os anos, principalmente ao grupo prioritário.


Últimas Notícias