Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Integrantes Do Caps Participam Do Curso De Producao Artesanal De Sabao

CAPACITAÇÃO: Integrantes do Caps participam do curso de Produção Artesanal de Sabão

Publicado em: 15 de Abril de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Os assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Jaciara (Caps) participaram do curso profissionalizante de Fabricação Artesanal de Sabões, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e apoio do Sindicato Rural e Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  Durante três dias os participantes aprenderam a confeccionar uma variedade de sabões e outros produtos de limpeza.

Segundo a instrutora do Senar-MT, Roseli Dutra, foi repassados aos alunos do cursos as operações necessárias para a fabricação caseira de sabões, desde o preparo do local e utensílios de trabalho, os cuidados com as matérias-primas, o conhecimento dos nomes comerciais e científicos, dentre outras informações como medidas de peso e volumes, até a etapa da fabricação.

“A fabricação pode representar um aumento da renda familiar possibilitando uma economia na compra de produtos de limpeza, bem como um ganho extra na sua comercialização com familiares e vizinhos. Porém, é importante lembrar que estes produtos para ser vendidos em feiras de agricultura familiar deverão ter o registro nos órgãos competentes”, explica.

O curso proporcionou várias técnicas e texturas de produtos para limpeza. Os líquidos foram sabão, sabonete, detergente para vasilhas, desinfetante, água sanitária, amaciante de roupa, detergente multiuso tipo Veja. Sabão em barra, sabão em pó, sabonete e também pasta para limpeza de outros objetos como computador e microondas. Para a fabricação dos mesmos utilizaram matérias-primas como, mamão, mandioca, fubá, glicerina, erva doce, dentre outros.